Zagueiro Cristian foi o autor do gol do Tubarãozinho no estádio do Café
Zagueiro Cristian foi o autor do gol do Tubarãozinho no estádio do Café | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Se o time principal do Londrina se tornou motivo de preocupação e tristeza, os jovens do sub-19 são só alegria. Neste domingo (17), o time conquistou o hexa do Campeonato Paranaense da categoria. O título veio em cima de um dos principais rivais e que foi campeão no ano passado, o Coritiba. Jogando no estádio do Café, LEC e Coxa ficaram no 1 a 1. No duelo de ida, na Capital do Estado, o Alviceleste havia vencido por 2 a 0.

Atual técnico do profissional, Silvinho, que comandou os juniores desde o início do ano, esteve à beira do gramado na manhã deste domingo. Para ele, o troféu foi resultado da dedicação dos atletas. "Iniciamos o ano com o objetivo de sermos campeões, de conquistar este título. Foi concretizado pela luta dos jogadores. São muitos meninos bons, que têm idade de juniores ainda, que precisam ser trabalhados, mas acredito que num futuro próximo possamos colher bons frutos".

O confronto no Norte do Paraná começou com os visitantes melhores, conseguindo pressionar. Com dificuldade para ficar com a bola, o Tubarãozinho pouco criava e atacava. Aos nove minutos, o Coritiba abriu o placar. Numa bobeada da zaga, o atacante Guilherme Dubas colocou no fundo da rede. O goleiro Maltos ainda foi no canto certo, entretanto, não chegou a tempo.

A partir da metade da etapa inicial o Londrina melhorou e conseguiu se impor dentro de seu domínio. Aos 32 minutos, o atacante Pedrinho perdeu ótima oportunidade para o azul e branco, tirando tinta da trave em chute de fora da área. Na marca dos 39 minutos veio o empate. O capitão Luan cobrou falta na medida, o camisa um do Coxa saiu errado, trombando com os companheiros, para bom aproveitamento do zagueiro Cristian, que fez o dele.

LEC já havia levantado a taça do Estadual sub-19 em 1980, 1984, 1993, 1998 e 2014
LEC já havia levantado a taça do Estadual sub-19 em 1980, 1984, 1993, 1998 e 2014 | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

No segundo tempo a partida caiu de rendimento e com o placar favorável, o LEC ficou de defensiva, porém, ligado nas chances do Coritiba. Num lance de contra-ataque, os jovens do Tubarão quase marcaram mais um. Na jogada seguinte foi a vez do adversário, que colocou a bola na trave. O goleiro Maltos ainda salvou belo chute de Plablo Tomaz.

LÍDER DE PONTA A PONTA

Ausência na final, o atacante Victor Daniel foi muito celebrado pelos colegas de elenco e comissão técnica. O atleta, que marcou os dois gols no compromisso de ida, acompanhou o jogo nas cadeiras cativas. Ele se lesionou durante a partida entre Londrina e Botafogo-SP, no sábado à noite (16), pela Série B, em que foi utilizado. “Desde os primeiros jogos fomos superiores, mantendo nosso nível e lideramos todas as fases”, destacou.

O Londrina já havia levantado a taça do Estadual sub-19 em 1980, 1984, 1993, 1998 e 2014. Na edição deste ano, terminou o campeonato com o goleiro menos vazado, com sete gols sofridos em 18 duelos, e o artilheiro, Juan, com 21 gols. “Foi muito trabalho para chegar aqui e merecemos por tudo que fizemos com o professor Silvinho”, resumiu o zagueiro Luan. “A equipe tem muitos meninos que podem ajudar o profissional no começo do próximo ano”, projetou Maltos.