O Londrina aguarda a oficialização da CBF das datas e horários dos jogos da segunda fase do Brasileiro da Série C, mas já conhece o seu caminho no quadrangular final em busca do acesso para a Série B na próxima temporada. O Tubarão começa a caminhada diante do Athletic, no estádio do Café, e encerra a participação também contra a equipe mineira, fora de casa.

Everton Moraes marcou um dos gols contra o Náutico e chegou a cinco na Série C, se igualando na artilharia do LEC ao lado de Daniel Amorim e Maurício
Everton Moraes marcou um dos gols contra o Náutico e chegou a cinco na Série C, se igualando na artilharia do LEC ao lado de Daniel Amorim e Maurício | Foto: Reginaldo Junior/LEC

A próxima fase da Série C tem início no fim de semana com o Alviceleste encarando a equipe de São João Del Rey (MG). Na segunda rodada enfrenta a Ferroviária, em Araraquara, e volta a atuar no Café contra o Ypiranga, pela terceira rodada.

Leia também

Com apoio da torcida, LEC despacha Náutico e garante classificação

O returno começa diante do time gaúcho, em Erechim, depois o LEC recebe a Ferroviária no estádio do Café e na última rodada encara o Atheltic, em Minas Gerais. Os dois primeiros colocados do grupo garantem o acesso para a Série B. A outra chave é composta por Botafogo (PB), Remo, Volta Redonda e São Bernardo.

Para alcançar o objetivo de voltar para a Série B, o Londrina terá que fazer algo que não conseguiu na primeira fase da Série C: vencer os três adversários do quadrangular final. Nos confrontos contra Athletic, Ferroviária e Ypiranga, o Tubarão somou apenas um ponto na fase de classificação.

O resultado mais dolorido foi a goleada sofrida logo na estreia para o Ypiranga no estádio do Café: 4 a 0. Mas muita coisa mudou no LEC desde a primeira rodada, inclusive a chegada de Claudinei Oliveira para o lugar de Emerson Ávila.

No confronto contra o Athletic, o Tubarão fez bom jogo e perdeu em Minas Gerais por 2 a 1, sofrendo o gol da derrota já nos acréscimos. Contra a Ferroviária, o Alviceleste fez grande partida em Araraquara e o 0 a 0 no placar só foi mantido graças a excelente atuação do goleiro paulista.

Levando em conta as seis partidas do quadrangular, o LEC projeta que 10 pontos sejam suficientes para garantir o acesso. Desde que o atual formato foi adotado na Série C, em 2020, todo time que chegou aos 10 pontos conseguiu subir para a Série B.

Em 2023, Brusque e Operário conseguiram o acesso no grupo C com 13 e sete pontos, respectivamente. No grupo D, subiram Amazonas, com 12, e Paysandu, com 10.

Reapresentação

O Londrina voltou aos treinos na tarde de segunda-feira (26) e iniciou a preparação para enfrentar o Athletic. O técnico Claudinei Oliveira não terá nenhum desfalque por suspensão e contará com o retorno do zagueiro João Maistro, que estava suspenso contra o Náutico.

O centroavante Daniel Amorim, desfalque nos dois últimos jogos, segue no departamento médico, em razão de uma lesão muscular, e não deve ter condições de atuar no fim de semana.