O Londrina conhece na quinta-feira (12) o seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil do ano que vem. O sorteio dos primeiros duelos ocorre na sede da CBF, a partir das 15h.

Com o fim da temporada no futebol brasileiro e a atualização do RNC (Ranking Nacional de Clubes), o LEC, apesar da queda para a Série C, vai subir quatro posições e ocupará a 31ª colocação com 4.498 pontos. Em 2019 tinha 4.120 pontos. De acordo com a divisão dos clubes pelo RNC, o Alviceleste vai compor o pote 3 da Copa do Brasil, cujos adversários sairão do pote 7, por sorteio.

Com isso, o Londrina vai estrear na Copa do Brasil contra um dos dez times do grupo 7: Independente (PA), Vitória (ES), Bahia de Feira de Santana (BA), Gama (DF), Operário (MT), Águia Negra (MS), XV de Piracicaba, Santo André, Bangu ou Bonsucesso (RJ).


Assim como nos últimos anos, a primeira fase da Copa do Brasil será disputada em jogo único e o LEC vai estrear fora de casa por ser melhor ranqueado. Jogará por um empate para avançar para a segunda fase. Em 2019, o Tubarão chegou até a quarta fase da competição quando foi eliminado pelo Bahia. Antes passou pelo Americano (RJ), Paraná Clube e Botafogo (PB).

Além da Copa do Brasil, o Londrina terá em 2020 a disputa do Campeonato Paranaense, que começa no dia 19 de janeiro, e depois o Brasileiro da Série C, a partir do mês de maio.

Indefinição

O LEC ainda não tem um planejamento definido para a próxima temporada. A principal indefinição é quanto à permanência ou não do gestor Sérgio Malucelli à frente do futebol do alviceleste. O empresário garantiu que não deixará o clube de um dia para o outro, mas ainda não revelou se irá cumprir o contrato, que vence no fim do ano que vem.

Malucelli aguarda o desfecho final da liminar que o LEC impetrou no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pedindo punição ao Figueirense e, consequentemente, a queda do time catarinense no lugar do Alviceleste para a Série C do Brasileiro. A matéria ainda não foi apreciada pelo presidente do Tribunal, mas os advogados do Londrina seguem confiantes no sucesso da ação.

Diante de todas as indefinições, a reapresentação do elenco principal está marcada para o dia 2 de janeiro. Mas nem o técnico Silvinho Canuto, que vai dirigir o sub-19 na Copa São Paulo e depois o profissional no Estadual, sabe ainda qual o grupo de jogadores que ele terá à disposição para o início da temporada.

Saiba mais sobre o LEC