Diante das dificuldades em encontrar reforços de qualidade dentro da sua limitada capacidade financeira, o Londrina volta os seus olhos para o futebol de Portugal em busca de jogadores para melhorar o seu elenco. Nos últimos dias, o clube oficializou a chegada de dois atletas que pertencem a clubes portugueses.

Ruster Santos já treina no Londrina e pode estrear no sábado contra o Rio Branco
Ruster Santos já treina no Londrina e pode estrear no sábado contra o Rio Branco | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O volante Rafael Assis, 29 anos, do Braga, e o atacante Ruster Santos, 23, do Portimonense, já estão treinando no Alviceleste. A contratação dos reforços coincide com a viagem do gestor Sérgio Malucelli e do executivo de futebol Germano Schweger a Portugal na última semana.

Revelado no Cruzeiro, Rafael Assis atuou também no Bahia, Figueirense e Ipatinga. Joga em Portugal desde 2014 e dois anos depois foi contratado pelo Braga, que o emprestou ao LEC até o final do ano. Recentemente estava no futebol da Arábia Saudita, mas fez poucos jogos por lá.

"É um jogador com experiência de sete, oito anos de Europa e que sempre jogou em alto nível. Tem boa técnica, é bom marcador e tem um bom passe. Pode sentir um pouco a falta de ritmo porque não vinha jogando com frequência, mas tem qualidade e vai acrescentar muito ao nosso elenco", elogiou o técnico Alemão.

Rafael Assis vai disputar vaga direta com Anderson Oliveira, que tem sido titular nas últimas partidas e é a única opção como primeiro volante. O novo reforço alviceleste ainda não teve a sua documentação regularizada na CBF, mas deve estar apto a jogar até a partida de sábado (22) contra o Rio Branco. O prazo para a inscrição de atletas que atuam fora do país se encerra na sexta-feira (21).

Apesar de ter chegado depois ao LEC, Ruster Santos já teve o contrato publicado no BID da CBF e pode estrear no sábado, no estádio do Café. Revelado pelo Mogi Mirim, o atacante foi contratado para atuar no time sub-23 do Portimonense em 2018. O clube português tem feito vários negócios com o LEC desde o ano passado e contratou ex-atletas do Tubarão como Rômulo, Luquinha, Anderson Oliveira e Casagrande.

"Venho muito motivado para ajudar o Londrina. Estou ansioso para estar logo em campo e poder contribuir com gols e assistências. O Londrina é um clube grande, que merece estar nas principais divisões e ganhar títulos”, destacou o jogador, que estava atuando no Penafiel, também de Portugal. Ruster fica por empréstimo no LEC até o dia 30 de junho.

CARÊNCIA

Ruster Santos atua como extrema e chega para suprir uma carência no elenco alviceleste. Para esta função, o técnico Alemão conta apenas com Marcelinho, Igor Paixão e Thiago Henrique, que está machucado e ainda não jogou na temporada.

Com as chegadas de Rafael Assis e Ruster Santos o Londrina já tem nove reforços neste início de 2020. O clube não descarta a chegada de mais atletas. As inscrições no Campeonato Paranaense podem ser feitas até o final da primeira fase, que acaba no dia 15 de março.

Leia mais sobre o LEC