Em um jogo de muitas emoções e mudanças constantes de placar no segundo tempo, o Londrina lutou até o fim e conseguiu uma vitória maiúscula contra a Ferroviária por 3 a 2, na noite deste domingo (29), no estádio do Café. O LEC cedeu o empate duas vezes ao longo do duelo, mas nos acréscimos Thiago Ennes fez o terceiro – e salvador - gol que levou a equipe para o segundo lugar no grupo B, com sete pontos, mesma pontuação do adversário, que perde no saldo de gols.

O resultado gerou uma festa contagiante das mais de nove mil pessoas que acompanharam a partida no Café. “Lutamos até o fim. O Londrina é para quem acredita. Acreditamos até o final e temos que comemorar bastante”, destacou Thiago Ennes, em entrevista à rádio Paiquerê 91,7.

Com o triunfo, o Tubarão só depende de si para garantir o acesso à Série B do Brasileiro. Na rodada derradeira do quadrangular final, o alviceleste terá pela frente o líder do grupo B Athletic, sábado (5), às 17h30, em Minas Gerais. O clube perdeu para o Ypiranga por 2 a 1 no fim de semana. LEC, Athletic, Ferroviária - com sete pontos - e Ypiranga - com seis pontos - têm chances de subir. Caso os dois compromissos fiquem em igualdade, por exemplo, o Londrina avança.

CATEGORIA DO CAMISA DEZ

A etapa inicial mostrou posturas distintas das duas equipes. Enquanto o Tubarão estava pronto para atacar e mostrar a força do Café, a Ferroviária pouco criou e preferiu atuar na defesa, em um esquema com três volantes. Levou a melhor a estratégia alviceleste. Aos cinco minutos, em cobrança de falta de Rafael Longuine, a bola passou por todo mundo, mas quase que Daniel Amorim conseguiu colocar no fundo da rede de cabeça.

Aos 21 minutos novamente Longuine, mas dessa vez para fazer a festa da torcida. Em chute preciso de longa distância, o goleiro Saulo falhou, espalmando para trás. Gol do LEC com direito a “frango”. O adversário respondeu logo depois, porém, Thiago Ennes cortou. Daniel Amorim tentou chegar num lançamento de Maurício, mas Saulo apareceu primeiro. No decorrer do duelo, Tauan levou o terceiro cartão amarelo em falta boba e terá que cumprir suspensão no próximo fim de semana.

PODER DE REAÇÃO

Os times voltaram do intervalo com a mesma formação do primeiro tempo e com o LEC mantendo o domínio. Rafael Longuine arriscou, Saulo rebateu e Daniel Amorim – com a pontaria ruim - desperdiçou. A Ferroviária passou a criar mais no setor ofensivo e conseguiu deixar tudo igual aos 22 minutos. Carlão, centroavante, recebeu pelo lado direito depois de jogada trabalhada, subiu mais alto que os zagueiros e cabeceou certeiro, sem chance para o goleiro Gabriel Félix.

Mas o Londrina teve força para reagir e fez o segundo gol aos 27 minutos, novamente com Rafael Longuine. Em uma saída desastrosa de Saulo ao bater o tiro de meta, Henrique ganhou, lançou para dentro da área, onde estava o camisa dez para fazer mais um. Aos 34, Gabriel Félix fez grande defesa em cabeceio de Carlão, evitando a igualdade. Entretanto, no lance seguinte o banho de água fria. Em cobrança de escanteio de Lucas, ninguém cortou e de barriga, Rayan Ribeiro fez contra a própria meta. Tudo igual no placar mais uma vez.

Quando tudo parecia terminar no 2 a 2, o Tubarão demonstrou que não joga a tolha nunca. Em rebote de Saulo na área, Thiago Ennes, atento e ágil, aproveitou para marcar o terceiro alviceleste, garantindo o triunfo de forma heroica e sob aplausos dos torcedores.

ACESSO GARANTIDO

Se no grupo do Tubarão a busca pela Série B está embolada, no outro chaveamento os confrontos deste fim de semana definiram as primeiras equipes que vão estar na segunda divisão nacional no ano que vem. O Remo, neste domingo (29), fez 1 a 0 em casa em cima do São Bernardo e chegou aos nove pontos. Mesma pontuação do Volta Redonda, que venceu o Botafogo, por 1 a 0, sábado (28). Os dois clubes não podem mais ser alcançados.

FICHA TÉCNICA

LONDRINA 3

Gabriel Félix; Thiago Ennes, Rayan, Rayan Ribeiro e Maurício; Tauan, Kadi (Pedro Cacho) e Rafael Longuine (Gustavo França); Calysson (Henrique), Daniel Amorim (Everton Moraes) e Iago Teles (Ingro). Técnico: Claudinei Oliveira

FERROVIÁRIA 2

Saulo; Everton, Gustavo Medina, Ronaldo Alves e Igor Fernandes (Edson Lucas); Ricardinho, Xavier (Paulinho) e Cássio Gabriel (Zé Mateus); Juninho (Taylon), Carlão e Vitor Barreto (Denilson). Técnico: Junior Rocha

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Estádio: do Café

Gols: Rafael Longuine aos 21 minutos do 1º tempo e aos 27 do 2º tempo; Carlão aos 22 do 2º tempo; Rayan Ribeiro (contra) aos 36 do 2º tempo e Thiago Ennes aos 49 do 2º tempo

Público pagante: 8.212

Público total: 9.444

Renda: R$ 114.240