O Londrina amargou um frustrante empate por 1 a 1 com o FC Cascavel na primeira final do Campeonato Paranaense na tarde de quarta-feira (6), no estádio do Café, e perdeu a chance de sair na frente na decisão. O Tubarão vencia com um gol de Victor Daniel até os 49 minutos do segundo tempo, quando tomou o gol de João Pedro, em uma falha crucial do goleiro Dalton.

Imagem ilustrativa da imagem LEC vacila, toma gol no fim e decisão com o FC Cascavel fica em aberto
| Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina Esporte Clube

A final do Estadual vai agora para o estádio Olímpico, em Cascavel, na quarta-feira (13), às 15h20. Quem vencer fica com o título de 2021 e, em caso de um novo empate, o campeão será definido nos pênaltis.

"Saímos chateados com o gol sofrido no final, mas nada mudou. Se tivéssemos vencido por 1 a 0 não estaria nada decidido. Temos que manter a cabeça no lugar, saber das nossas limitações de elenco, mas com a confiança de que temos todas as condições de sair de lá com o título", frisou o técnico Márcio Fernandes.

O treinador reconheceu o cansaço da equipe no segundo tempo e a necessidade de fazer a troca de jogadores que estavam sem ritmo de jogo como Bidía e Victor Daniel. O time também recuou e deu muito espaço ao rival. Fernandes minimizou o erro do goleiro Dalton no gol de empate.

"O erro aconteceu lá atrás, mas a marcação começa aqui na frente. Faltou experiência para segurar um pouco mais a bola no fim do jogo. E acabou acontecendo uma fatalidade", apontou.

Antes da segunda decisão do Paranaense, o LEC volta as atenções para a série B. O Tubarão joga no sábado (9), às 16h30, em Campinas, diante do Guarani.

Jogo

O Londrina cometeu um único erro no primeiro tempo. Logo aos dois minutos, a zaga não cortou e João Pedro ficou na cara do gol. Dalton fez grande defesa e salvou o Tubarão. Passado o susto, o LEC tomou conta do jogo.

Com muita movimentação no ataque e ótimas atuações de Salatiel, Luiz Henrique, Marcelo Freitas e Victor Daniel, o Tubarão foi sempre mais perigoso. E coube ao camisa sete fazer justiça e abrir o placar para o Alviceleste.

Salatiel puxou o contra-ataque, serviu Luiz Henrique, que cruzou rasteiro para a área. Vitinho chutou prensado no primeiro lance, pegou o rebote e mandou para o fundo das redes. Primeiro gol na temporada do prata da casa, que voltou a ser titular após seis meses e uma cirurgia de púbis. O próprio Victor Daniel quase ampliou aos 30. Chute forte da intermediária e grande defesa de Ricardo.

No sistema defensivo, o LEC marcou muito bem e não deu espaço para os principais jogadores do Cascavel, que pouco apareceram na primeira etapa.

No segundo tempo, o panorama do jogo mudou. O Cascavel voltou sem o terceiro zagueiro e com três atacantes. Teve mais presença ofensiva e posse de bola. No entanto, criou pouco e a chance mais clara foi um chute de Robinho em que a bola foi no travessão.

O LEC se posicionou atrás para explorar o contra-ataque, mas não incomodou mais o goleiro Ricardo. O técnico Márcio Fernandes fez as cinco alterações e colocou três jogadores da base em campo: o volante Toni Nang, o meia Kássio e o atacante Wilker.

O Tubarão tinha o jogo controlado e estava satisfeito com a vantagem mínima. Aos 49, após um cruzamento da esquerda, o goleiro Dalton saiu na cabeça do zagueiro Augusto e cortou mal. No rebote, João Pedro bateu por cima e jogou um balde de água fria na torcida alviceleste.

FICHA TÉCNICA

LONDRINA 1

Dalton; Matheus Bianqui, Marcondes, Augusto e Felipe Vieira; Bidía (Toni Nang), Jean Henrique e Marcelo Freitas (Danilo); Victor Daniel (Juan Matos), Salatiel (Wilker) e Luiz Henrique (Kássio). Técnico: Márcio Fernandes

FC CASCAVEL 1

Ricardo; Afonso (Lucas), Giaretta (Gama) e William; Libano (Henrique), Duda (Douglas) e Willian Simões; Robinho e João Pedro; Léo Itaperuna e Rogério (Willyan Sotto). Técnico: Tcheco

Árbitro: Murilo Ugolini Klein

Local: Estádio: do Café

Gols: Victor Daniel, aos 13 minutos do primeiro tempo, e João Pedro, aos 49 minutos do segundo tempo

Renda: R$ 3.978,00
Público Pagante: 234 (Total: 279)

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link