O Londrina não tem tempo a perder. Após a reapresentação do elenco na quarta-feira (3), o grupo terá duas semanas para ficar pronto para a estreia do Campeonato Paranaense, no dia 18. E não será jogo fácil, já que o Tubarão enfrenta o Operário, em Ponta Grossa.

A preparação do jovem elenco do LEC passará pelo trabalho do novo preparador físico Quintiliano Lemos, que traz na bagagem mais de 20 anos de Cruzeiro. Em entrevista à TV LEC, Lemos falou sobre a expectativa para seu trabalho no Alviceleste com o técnico Emerson Ávila, que já foi seu parceiro em outros clubes.

“Eu acho que sou um preparador físico bem experiente, trabalhei com grandes nomes do futebol brasileiro, Felipão, Vanderlei [Luxemburgo], Paulo Autuori, Oswaldo de Oliveira,. E PC [Gusmão], Adilson [Batista], que estiveram aqui”, afirmou, ressaltando que espera fazer um bom trabalho ao lado de Ávila no Tubarão.

LEIA TAMBÉM:

+ Londrina se reapresenta e inicia preparação para o Paranaense

O fato de já ter trabalhado com o treinador traz “tranquilidade e facilidade”. "É uma dobradinha que pode render bons frutos em Londrina. Eu e o Emerson, além de trabalharmos juntos, somos grandes amigos, de famílias amigas. Trabalho com ele desde a época do Cruzeiro, estivemos juntos no Pouso Alegre, no Betim, e [tem] a facilidade de estar no dia a dia junto, de saber o estilo de jogo que ele gosta de implantar nas equipes. Eu faço tudo em função do trabalho dele.”

DAR SUPORTE AO TÉCNICO

De olho no Paranaense, Lemos afirma que a ideia é que a preparação física seja um complemento do trabalho técnico-tático. Ele aponta que o intuito “é dar preferência” ao trabalho do treinador dentro de campo.

“Eu, aos poucos, vou introduzindo a preparação física para dar esse suporte. O atleta precisa de força, de potência, de velocidade, mas nós sabemos a necessidade do grupo e do atleta individualmente. Estamos procurando desenvolver isso dentro do trabalho de campo, com alguns pontos especiais na preparação física.”

Lemos conta que passou por vários períodos de preparação física na sua carreira. Em 1997, por exemplo, eram feitas corridas longas. Depois, vieram os “tiros de mil”. Hoje, com o avanço da área, se trabalha na especificidade.

“Não tem por que fazer um atleta correr tiro de mil, por exemplo. Ele não faz isso no jogo. A gente mira a especificidade do jogo”, ressalta. “Na hora do jogo, ele não está pensando na técnica de corrida, ele já faz isso automaticamente. A preparação física vem como um suporte para o trabalho do treinador”.

CONTRATAÇÕES

Apesar de ser um “novo” LEC, agora tendo a Squadra Sports como parceria, o elenco traz muitos nomes já conhecidos do torcedor alviceleste. Não à toa, são 16 remanescentes da temporada anterior. Novidade mesmo são os laterais Thiago Ennes e Vinícius Silva e o atacante Henrique, que já foram anunciados pelo clube. A expectativa é que mais atletas sejam contratados nos próximos dias, fechando o elenco para a competição estadual.

Um dos novos nomes do Tubarão pode ser o centroavante Jô, de 24 anos, que pertence ao Botafogo e disputou a Série B pelo Sampaio Corrêa. Ele tem passagem por times do Paraná, como o PSTC e o Cianorte. A informação é do repórter Reinaldo Furlan, da Rádio Paiquerê 91,7.

O elenco está treinando em período integral nesta semana, às 9h e às 16h, no CT da SM Sports. A programação segue assim até sábado (6). No domingo (7), a agenda traz apenas um treino, às 9h.