As indefinições em relação ao calendário 2021 fizeram com que o Londrina interrompesse temporariamente as suas atividades nas categorias de base. Os jogadores foram liberados e alguns profissionais tiveram os seus vínculos encerrados com o clube.

Silvinho Canuto dirigiu os times sub-20 e sub-17 do LEC na disputa da Copa do Brasil
Silvinho Canuto dirigiu os times sub-20 e sub-17 do LEC na disputa da Copa do Brasil | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

A última competição que o LEC disputou na temporada foi a Copa do Brasil sub-20 e também sub-17. Nas duas categorias o Alviceleste foi eliminado na segunda fase. A FPF (Federação Paranaense de Futebol) até divulgou o calendário para a base em 2021, mas não há garantias que as competições serão realizadas, em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo calendário, o Estadual sub-19 começaria no dia 13 de março e o sub-17 e o sub-15, no mês de abril.

"Estamos aguardando porque, apesar da divulgação do calendário, as competições podem não acontecer. Temos essa preocupação e por isso algumas situações foram definidas", explicou o coordenador da base do LEC, o ex-goleiro Francisco Alencar, em entrevista a Rádio Paiquerê 91,7.

Os jogadores tanto do sub-19 quanto do sub-17 foram liberados e aguardam uma definição para retornarem no ano que vem. O técnico Silvinho Canuto foi desligado do clube, assim como mais dois integrantes da comissão técnica: um preparador de goleiros e um massagista.

"Silvinho fez um grande trabalho desde que chegou no clube em 2018. Montou o time que foi vice-campeão sub-17 e no sub-19 foi vice em um ano e campeão paranaense no outro. Mas foram decisões tomadas e contamos com o retorno dele no futuro", comentou Alencar.

Revelado no LEC, Silvinho chegou a treinar o time profissional nas quatro últimas rodadas da série B de 2019 e nesta temporada foi auxiliar do técnico Alemão no Paranaense e no início da série C, antes de voltar para a base.

"O Silvinho sempre foi claro no seu desejo de ser treinador e muitas vezes quando você é auxiliar não consegue mostrar o seu trabalho. Ele tem perfil de treinador e não auxiliar e por isso até que voltou para trabalhar na base", justificou o coordenador. Atualmente, no time principal, o técnico Alemão é auxiliado pelo ex-jogador Warta.

E a definição por não realocar Silvinho na comissão técnica dos profissionais levou em conta também a necessidade de reduzir custos no departamento de futebol.

Durante a paralisação do futebol em razão da pandemia da Covid-19, o Londrina já havia liberado outros profissionais das categorias de base, como os ex-jogadores do clube Cassiano Ribeiro e Márcio Santos, técnicos do sub-17 e sub-15, respectivamente.

Leia mais sobre o LEC