Os jovens do Londrina, que foram a base do time neste sábado (25), deram conta do recado e garantiram ao time se despedir da Série B do Brasileiro com o mínimo de dignidade. Em jogo que não valia nada para os dois clubes e também não mexia com a tabela, o LEC venceu o Botafogo-SP por 1 a 0, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, São Paulo. O gol foi de William Barbio, no segundo tempo.

Já rebaixado para a Série C do ano que vem, o Tubarão terminou a segunda divisão nacional na penúltima colocação, com 31 pontos. Ao longo de 38 rodadas foram apenas sete triunfos, dez igualdades e 21 derrotas, um aproveitamento de 27%, somente 3% a mais que o lanterna ABC. O Alviceleste marcou 31 gols e sofreu 58, a defesa mais vazada.

O derradeiro jogo no campeonato teve um primeiro tempo morno. Os donos da casa pressionaram e até marcaram, no entanto, em lance com impedimento, com o gol sendo anulado. Neneca apareceu bem para evitar o ímpeto de Édson Cariús e Toró. O Londrina chegou com perigo apenas uma vez, com Brandão, aos 37 minutos, mas a bola parou em Matheus Albino.

A volta do intervalo foi mais movimentada e quem se deu bem foi o Tubarão. Aos 14 minutos, William Barbio cobrou falta na medida e fez um golaço, abrindo o placar. O goleiro Neneca, um dos destaques, defendeu chute de William e Édson Cariús. O Tubarão teve oportunidade de aumentar a vantagem com Garraty e Peu, porém, os dois desperdiçaram e Matheus Albino também fez bom trabalho.

QUEM SOBE E DESCE

A última rodada da Série B foi de muitas emoções. Com todas as partidas iniciando no mesmo horário, 17h, o decorrer dos confrontos teve várias alterações na briga pelo acesso e contra o descenso.

Além do Vitória - que conquistou o primeiro título nacional na história ao ficar na liderança - e Criciúma (3º), que já estavam garantidos, vão participar da elite do futebol brasileiro em 2024 Juventude, segundo, com 65 pontos, e Atlético Goianiense, quarto colocado, com 64 pontos. A equipe gaúcha levou a melhor sobre o Ceará, fora, por 3 a 1, e o Atlético goleou o Guarani por 3 a 0. Mirassol e Novorizontino não subiram por um ponto.

Já na Série C, vão fazer companhia ao Londrina e ao ABC o Sampaio Corrêa, que despencou para a 17ª posição, com 39 pontos, e o Tombense, 16º, com 37 pontos. Os dois perderam para o Sport por 4 a 0 e o Mirassol por 1 a 0, respectivamente.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-SP 0: Matheus Albino; Zé Lúcio (Ruan), Lucas Dias, Luis Felipe, João Maranini e Patrick Brey; Tortello (Pedro Severino), Guilherme Madruga, Carlos Manuel e Lucas Cardoso (Pedro Rodrigues); Edson Cariús e Toró (William). Técnico: José Leão

LONDRINA 1: Neneca; Igor França, Luan Freitas, Guilherme Lacerda e Gustavo Salomão; Rodrigo (Pedro Cacho), Victor Hugo (Pablo) e Jonas (Garraty); William Barbio, Brandão (Mauro Bravo) e Iago Dias (Peu). Técnico: Roberto Fonseca Júnior

Gol: Wiliam Barbio aos 14 minutos do 2º tempo

Estádio: Santa Cruz

Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.