O Londrina repetiu os vexames de 2017 e 2020 e deu adeus à Copa do Brasil - e sua gorda premiação - logo na primeira fase. Dominado do começo ao fim, o time perdeu por 2 a 0 para o Ceilândia, nesta quarta-feira (2), na cidade-satélite homônima do Distrito Federal. A queda significou a demissão do técnico Vinícius Eutrópio. O LEC ainda não anunciou oficialmente a mudança, o que deve ser feito nesta quinta (3), mas a reportagem apurou que ele já foi comunicado da decisão e até se despediu dos jogadores no Distrito Federal. É provável que haja dispensas também no elenco.

A competição nacional era a prioridade do clube neste primeiro semestre. Se avançasse à segunda fase, o Londrina garantiria R$ 750 mil de cota.

Nas outras ocasiões recentes em que também foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, o Londrina havia perdido para XV de Piracicaba-SP, em 2020, e Gurupi-TO, em 2017.

Pior do que a desclassificação precoce foi o futebol apresentado pelo Tubarão em Ceilândia. O time foi amplamente dominado pelo adversário, que lidera o Campeonato Brasiliense e disputará a Série D deste ano. Cabralzinho abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo e Gabriel Pedra ampliou aos 19 do segundo. Além do LEC, outros cinco clubes da Série B caíram para adversários de divisões inferiores ou no limbo no cenário nacional na primeira fase da Copa do Brasil: Grêmio (eliminado pelo Mirassol-SP), Ponte Preta (FC Cascavel), Chapecoense (Moto Club-MA), Novorizontino (Tuna Luso-PA) e Náutico (Tocantinópolis-TO). Uma situação que em nada consola o torcedor alviceleste tampouco atenua o vexame.

O Londrina volta a campo no domingo (6), quando enfrentará o Cianorte, no Café, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Paranaense.

EM CEILÂNDIA

CEILÂNDIA 2

Mateus Kaiser; Crystian (Matheus Guarujá), Ygor, Vidal e China; Liel (Fernando Gomes), Tarta e Gabriel Henrique ; Cabralzinho (Fernandinho), Gabriel Pedra (Gleissinho) e Romarynho (Giovani). Técnico: Adelson de Almeida

LONDRINA 0

Matheus Nogueira; Samuel Santos (Luan Santos), Augusto, Saimon e Eltinho; João Paulo, Jhonny Lucas (Gustavo Blanco) e Léo Artur (Victor Daniel); Douglas Coutinho, Salatiel (Thiago Ribeiro) e Caprini (Marcelinho). Técnico: Vinícius Eutrópio

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Local: estádio Abadião

Gols - Cabralzinho, aos 15min do 1º tempo, e Gabriel Pedra, aos 19min do 2º