O Londrina entrou para um seleto grupo de equipes do futebol brasileiro que detém a certificação de clube formador, emitida pela CBF. É a primeira vez na história que o Tubarão consegue este certificado.

Com parte da reformulação da base, o clube criou a Londrina Academy, que abriga treinos para meninos e meninas a partir dos sete anos
Com parte da reformulação da base, o clube criou a Londrina Academy, que abriga treinos para meninos e meninas a partir dos sete anos | Foto: Rafael Martins/LEC

O Certificado de Clube Formador (CCF) garante segurança jurídica aos clubes na revelação de jogadores e, ao mesmo tempo, exige contrapartida das equipes em termos de estrutura e condições para o atendimento aos atletas.

Leia também

LEC mantém planejamento e renova com Claudinei Oliveira

De acordo com a última lista divulgada pela CBF, apenas 58 clubes no Brasil - de um universo de 800 - possuem o Certificado de Formador. No Paraná, são quatro: Athletico, Coritiba, PSTC e Azuriz. O Laranja Mecânica, de Arapongas, deve ser o sexto clube paranaense a receber o CCF.

O que é

O Certificado de Clube Formador começou a ser emitido pelo CBF em 2012 e é renovado anualmente. Umas das vantagens concedidas aos clubes é a proteção jurídica quanto a saída de atletas revelados na equipe.

Os clubes garantem os direitos sobre jogadores entre 14 e 16 anos, que ainda não podem ter contratos profissionais. Os times têm também o direito de fazer o primeiro contrato profissional destes atletas a partir dos 16 anos e a preferência na primeira renovação do vínculo.

Para receberem o CCF, os clubes precisam comprovar boa estrutura para treinos e jogos, ter profissionais capacitados e qualificados, além de garantir assistência médica, odontológica, psicológica e nutricional aos atletas. Outro requisito fundamental é a comprovação de frequência escolar.

O Certificado de Formação serve também de parâmetro para a CBF e a Conmebol convidarem clubes para disputas de competições nacionais e internacionais de base.

"O CCF é concedido aos clubes que atendem uma série de requisitos nas categorias de base, como treinos especializados, assistência médica e educacional, além de cuidado com a formação pedagógica e psicológica dos atletas", explicou Lucas Magalhães, Diretor Executivo de Futebol do Londrina Esporte Clube SAF.

As categorias de base do LEC passaram por uma grande reformulação em 2024 e, segundo Guilherme Bellintani, a revelação de jogadores é um dos pilares do projeto do Londrina SAF.

"O certificado mostra o compromisso da Squadra Sports em oferecer o melhor para a formação de atletas no Londrina. Estamos muito felizes com esse feito inédito, que reflete nosso profissionalismo e dedicação diária", conclui o executivo.