Seis jogos, 540 minutos, 34 dias. O Londrina dá a largada na noite desta segunda-feira (2) na fase decisiva da Série C que pode devolver o time à segunda divisão do futebol brasileiro, após uma queda dolorida no ano passado.

O primeiro adversário rumo ao acesso é o Athletic, às 20h, no estádio do Café. Diferentemente da primeira fase, quando perdeu para a equipe mineira por 2 a 1, mesmo depois de jogar bem, o LEC quer sair de campo com os três pontos garantidos.

Aliás, o que o técnico Claudinei Oliveira deseja é que o elenco não repita o mesmo erro do passado, de desperdiçar pontuação, ainda mais em casa. “Não podemos esperar para ficar que nem no último jogo, com o ‘coração na mão’. Se pudermos definir as coisas em cinco rodadas, ótimo, se não vamos para a briga até o final também, como fomos agora. Esse grupo tem esse histórico, sempre que estávamos oscilando, saindo do G8, ganhamos um jogo e respirava bem”, avaliou.

O espírito é de final constante. “São adversários muito capazes, temos que respeitar todos, mas saber que se repetirmos o nosso melhor futebol temos condições de vencer todos. Por outro lado, se não apresentarmos o melhor, corremos o risco de perder para todos. Então, o nível de concentração em todo jogo tem que ser encarado como uma decisão”, destacou. Completam o grupo B do quadrangular final Ferroviária-SP e Ypiranga-RS.

O Londrina deverá ter apenas uma alteração entre os titulares em relação à partida da semana passada. O zagueiro João Maistro retorna para formar a dupla defensiva com Rayan Ribeiro. “Serão grandes jogos. Espero que possamos manter o nível de atuação que tivemos nas nossas melhores partidas”, projetou. Sobem os dois melhores clubes de cada grupo.

Os jogadores fecharam a preparação para o duelo na tarde de domingo (1º), no centro de treinamentos da SM Sports. Dos confrontos da atual fase, três são no Norte do Estado e os outros três fora. No sábado (7), o Tubarão viaja para enfrentar a Ferroviária no estádio Fonte Luminosa. “Temos que entrar muito focados nesses três primeiros jogos para podermos fazer uma pontuação interessante, para dar um respiro quando pegar logísticas mais complicadas. Já tiramos um exemplo há duas rodadas”, frisou.

MINEIROS COM FORÇA TOTAL

Do outro lado, o Athletic também tem demonstrado confiança, ainda mais por ter ficado na primeira fase na vice-liderança e com o melhor ataque do campeonato, com 39 gols marcados. O Londrina fez 24 gols em 19 rodadas. O treinador do clube de Minas Gerais, Roger Silva, terá a volta do meia Rômulo, recuperado de lesão. Ele deverá manter a formação dos últimos compromissos na competição.

ADVERSÁRIO

No outro jogo da primeira rodada do Grupo B, Ypiranga e Ferroviária ficaram em um empate sem gols, jogando no Colosso da Lagoa, em Erechim, no Rio Grande do Sul, na noite de sábado (31), num encontro morno. Se o LEC vencer nesta segunda, por exemplo, já assume o primeiro lugar e desponta com vantagem para os próximos desafios.

EM LONDRINA

LONDRINA: Gabriel Félix; Thiago Ennes, João Maistro, Rayan Ribeiro e Maurício; Tauã, Kadi e Rafael Longuine; Henrique, Everton Moraes e Iago Teles. Técnico: Claudinei Oliveira

ATHLETIC: Jefferson; Douglas Pelé, Danilo, Sallinas e Fumaça; Yuri, Torrão e Djalma; Denilson; Geovane e Paul Villero. Técnico: Roger Silva

Estádio: do Café

Árbitro: Paulo Belence Prazeres Filho (PE)

Horário: 20 horas