A três rodadas do fim da primeira fase, a briga pela classificação segue acirrada no grupo B da Série C. Vice-líder, o Londrina quer pelos menos mais quatro pontos para garantir uma vaga no quadrangular decisivo. A disputa é tão equilibrada que nem mesmo o líder Brusque, com 28 pontos, está matematicamente classificado. Ao menos cinco clubes brigam pelas quatro vagas e a diferença do primeiro para o quinto colocado é de apenas cinco pontos. A situação é bem diferente no grupo A, onde o Santa Cruz disparou e já tem 36 pontos, dez a mais do que o segundo colocado e 16 à frente do quinto.

Júnior Pirambu está recuperado de lesão, já voltou aos treinos e pode ser uma opção para o jogo contra o São José
Júnior Pirambu está recuperado de lesão, já voltou aos treinos e pode ser uma opção para o jogo contra o São José | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

O LEC soma 24 pontos, e no domingo (22) enfrenta o São José, em Porto Alegre. O time gaúcho perdeu na segunda-feira (16) para o Boa Esporte e segue na antepenúltima colocação, com 16 pontos, e apenas dois acima da zona do rebaixamento. Na penúltima rodada o Alviceleste tem um confronto direto com o Tombense, no estádio do Café, e o último jogo será no Rio de Janeiro contra o Volta Redonda.

"É um jogo onde precisamos somar. É um adversário difícil, um campo diferente e temos que pensar em pontuar e por que não trazer a primeira vitória fora de casa", frisou o meia Celsinho, projetando a partida que será disputada no estádio Passo D'areia, que possui grama sintética.

Ao mesmo tempo em que busca fazer a sua parte, o LEC fica de olho no desempenho dos rivais. Com a mesma pontuação do Alviceleste, o Ypiranga joga fora contra o Criciúma, depois vai até Itu e termina a participação em casa contra o São José. O Ituano é o quarto colocado, com 23 pontos, e fará duas partidas no seu estádio. Recebe o Boa Esporte e o Ypiranga e fecha a primeira fase diante do São Bento, em Sorocaba. Outro que briga diretamente pela vaga é o Tombense, que também soma 23 pontos. Enfrenta o Brusque e o Boa em casa e visita o LEC no estádio do Café, na penúltima rodada. O líder Brusque joga fora contra Tombense e Criciúma e recebe o Volta Redonda.

Probabilidades

De acordo com o site Chance de Gol, o Londrina tem 64% de chance de se classificação, o menor percentual entre os cinco primeiros colocados, principalmente pelo desempenho ruim como visitante. Até aqui, em sete partidas fora de casa, o Tubarão somou apenas dois pontos.

Para o Chance de Gol, o Brusque tem 99% de probabilidade de avançar na competição, seguido do Ituano, com 81%, Ypiranga, 76%, e Tombense, 72%.

Na briga contra o rebaixamento, o lanterna São Bento tem situação quase irreversível. Com 13 pontos, a chance de queda é de 90%. O Boa Esporte tem 88% de possibilidade de ir para a Série D, e o São José, 13%.

Leia mais sobre o LEC