O Londrina completou quatro jogos sem vencer e se afastou do G4 da Série B ao perder para o Guarani por 1 a 0, na noite de segunda-feira (3), no Brinco de Ouro, em Campinas, pela 33ª rodada. Com a derrota o LEC caiu para o sétimo lugar - foi ultrapassado pelo Sampaio Corrêa, que venceu a Ponte Preta por 2 a 1 e chegou aos 48 pontos, deixando o Ituano em sexto, com 47.

O Tubarão perde fôlego na reta final da Série B - são apenas dois pontos nos últimos 12 disputados - e pode cair até para o nono lugar com o complemento da rodada e ver o sonho do acesso se distanciar. O LEC volta a campo no sábado (8) para enfrentar o Grêmio, no estádio do Café.

Os problemas do Londrina começaram antes da bola rolar no interior paulista. Já no estádio, o atacante Leandrinho apresentou dores musculares e Adilson Batista optou por escalar o volante Pedro Cacho. Após o aquecimento, o zagueiro Saimon teve uma indisposição estomacal e foi substituído por Denilson.

Quando a bola rolou o Guarani foi melhor e esteve mais perto do gol. O LEC teve dificuldades na marcação pelos lados e praticamente nenhuma inspiração ofensiva. O único ataque foi um chute de meia distância do Gegê. O Bugre quase marcou aos 15 minutos: Jamerson acertou o travessão após um bonito chute da intermediária.

A situação ficou ainda mais complicada para o Tubarão aos 31 minutos, quando Caprini foi expulso. O atacante havia recebido o cartão amarelo após uma falta no meio-campo e depois o segundo cartão ao dividir com o volante Richard Ríos. Caprini atingiu as costas do adversário, mas o árbitro Dyorgines Padovani marcou uma cotovelada do londrinense e excluiu o jogador de forma equivocada.

Para amenizar os problemas alvicelestes, aos 46 minutos, Ríos agrediu Alan Ruschel com cotovelada no rosto e, com o auxílio do quarto árbitro, Padovani expulsou o volante bugrino, agora de forma correta.

O panorama do segundo tempo não mudou, apesar da igualdade no número de jogadores. O LEC voltou com o lateral Samuel Santos e o atacante Matheus Lucas, mas pouco produtivo no ataque. O Guarani seguiu com mais posse de bola e tentando pressionar. Insistiu muito nas bolas aéreas e Albino fez duas boas defesas.

Aos 26 minutos, Jamerson cruzou da esquerda e o zagueiro João Victor acertou um belo cabeceio no ângulo direito de Matheus Albino para abrir o placar. Logo após tomar o gol, Adilson Batista colocou em campo Peu e Nadson, mas não surtiu efeito e o LEC terminou o jogo sem exigir nenhuma defesa do goleiro Kozlinski. Apesar da queda na tabela e a despeito dos problemas extracampo que vêm pontuando a campanha do time, como os salários atrasados, o Londrina ainda segue vivo, com a esperança de iniciar a reação diante do Grêmio neste sábado.

EM CAMPINAS

Guarani 1

Kozlinski; Diogo Mateus, João Victor, Derlan e Jamerson. Richard Ríos, Eduardo Person (Índio) e Giovanni Augusto (Júlio César). Isaque (Madison), Bruno José (Yago) e Yuri (Jenison). Técnico: Mozart

Londrina 0

Matheus Albino; Jeferson (Nadson), Denílson, Vilar e Alan Ruschel (Eltinho). João Paulo, Emerson Souza (Peu), Pedro Cacho (Samuel Santos) e Gegê. Caprini e Douglas Coutinho (Matheus Lucas). Técnico: Adilson Batista

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)

Estádio: Brinco de Ouro

Gols: João Victor, aos 26 minutos do segundo tempo

Expulsão: Caprini aos 31 e Richard Ríos aos 46 minutos do primeiro tempo

Renda: R$ 37.350,00 Público: 4.066

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link