O Londrina perdeu por 2 a 1 do Athletic, neste sábado (5), na Arena Sicredi, em São João del Rei, e não conseguiu o sonhado acesso à Série B em 2025. As vagas ficaram com Athletic e Ferroviária no grupo C e Volta Redonda e Remo no grupo B.

Volta Redonda e Athletic vão decidir o título da terceira divisão do Brasileiro.

Já o LEC terá de amargar mais um ano na Série C, agora com a companhia do Maringá que obteve o acesso na Série D.

O Londrina começou a partida em cima do time mineiro, mas não concluiu com precisão nos primeiros 15 minutos. E praticamente foi só. Daí, em diante, prevaleceu a melhor técnica dos jogadores mineiros.

No seu primeiro ataque, o Athletic marcou. O gol saiu de falha grotesca da defesa do LEC. Na cobrança de lateral no ataque, o meia David Braga teve liberdade para receber a bola dentro da área e tocar com categoria por cima de Gabriel Félix aos 24 minutos.

Um pouco antes, aos 21, Gabriel Félix fez grande defesa e a bola correu sobre a trave e foi a escanteio.

O LEC, que havia dominado as ações nessa etapa e obrigando o goleiro Jeferson a fazer grande defesa num chute de Iago Teles, após o gol pouco incomodou o adversário.

O Athletic continuou mandando no segundo tempo e foi criando e desperdiçando chances. Primeiro com Paul Vallero e depois com Yuri que acertou a trave na saída de Gabriel Félix.

O técnico Claudinei Oliveira decidiu mudar o time tirando Pedro Cacho, Rafael Longuine e Calyson para as entradas de Henrique, Ingro e Gustavo França. Mas, logo na sequência, Denilson apanhou uma bola longa da defesa e ganhou fácil de Rayan para fazer 2 a 0 Athletic, ais 15 minutos do segundo tempo, e praticamente garantir o acesso para o time mineiro.

A partir do segundo gol, só um milagre ajudaria o LEC virar o jogo para 3 a 2 e subir.

Everton Moraes e Echaporã também entraram no LEC nos lugares de Daniel Amorim e Iago Teles. E foi Everton Moraes quem deu um sopro de esperança ao marcar um golaço aos 32. Henrique poderia ter empatado já nos acréscimos, mas cabeceou fraco um cruzamento na área e facilitou a defesa do goleiro Jefferson.

No final, o Athletic cozinhou o jogo até o apito final e merecidamente comemorou o inédito acesso à Série B.

FERROVIÁRIA LEVA A OUTRA VAGA

A outra vaga do grupo C do quadrangular semifinal da Série C acabou ficando com a Ferroviária que venceu o Ypiranga-RS por 4 a 2, de virada, em Araraquara.

Athletic e Ferroviária terminaram o grupo C do quadrangular semifinal com 10 pontos e o time mineiro ficou em primeiro pelo saldo de gols. Com isso, vai em busca do título contra o Volta Redonda vencedor do grupo B. O Londrina ficou em terceiro com 7 pontos seguido do Ypiranga-RS com 6.