O Londrina esbarrou na falta de pontaria e na falta qualidade dos seus atacantes e adiou mais uma vez a sua entrada no G8 do Campeonato Paranaense. O empate nos acréscimos contra o Andraus deixou o Tubarão ainda sem situação delicada no Estadual e o time terá que vencer nas duas últimas rodadas para se classificar para as quartas de final.

O LEC dominou a partida na Vila Capanema nesta quinta (14) e desperdiçou inúmeras oportunidades no confronto da nona rodada. O empate no último lance do jogo com um gol do garoto Pablo evitou um prejuízo maior, mas com apenas oito pontos o Alviceleste segue pressionado na reta final da primeira etapa.

“O gol no final fez um pouco de justiça porque não merecíamos perder a partida”, afirmou o técnico Emerson Ávila, em entrevista coletiva após o confronto. “Viemos para buscar os três pontos e estamos levando um, mas poderia ser pior." O treinador valorizou o desempenho da equipe, mas lamentou os erros na hora de fazer o gol.

“Tivemos situações claras e eles quase não finalizaram. Talvez, o time esteja pecando pela ansiedade, uma preparação melhor na finalização. Em alguns momentos podíamos ter mais tempo para tomar a decisão e acabamos decidindo rápido e outras vezes nos precipitamos. Mas são ajustes finos e tenho certeza que vamos evoluir”, comentou Ávila.

O Londrina vai decidir a sua sorte no Paranaense em duas partidas no estádio do Café, onde ainda não venceu em 2024. No domingo (18), recebe o Azuriz, às 16h, e na última rodada, no dia 25, o adversário será o Maringá. O Tubarão precisará vencer os dois jogos para se classificar e terá que ganhar ao menos um para não correr risco de ser rebaixado.

O jogo

Como nas partidas anteriores, o Londrina começou bem a partida e criou as melhores oportunidades. No entanto, faltou mais uma vez qualidade para fazer o gol e o Tubarão foi para o intervalo atrás do placar.

Logo nos 10 minutos iniciais, o Alviceleste teve duas grandes chances para marcar. Após cruzamento de Calyson, Lauan apareceu livre na segunda trave, mas o lateral cabeceou mal e mandou para fora. No lance seguinte, Longuine fez boa jogada com Thiago Ennes e a bola chegou para Peu. O centroavante, dentro da pequena área, finalizou caído. o goleiro Denison desviou, a bola foi na trave e voltou para as mãos do goleiro do Andraus.

O time de Campo Largo atacava pouco e chegou ao gol aos 39 minutos. Roni fez jogada em velocidade pela direita e foi derrubado pelo zagueiro Luís Felipe. Foi o segundo pênalti cometido pelo jogador londrinense no Paranaense. Patick bateu bem e abriu o placar.

No segundo tempo, a pressão do Londrina aumentou, mas os erros de finalização continuaram. O técnico Emerson Ávila voltou com o atacante Everton Moraes no lugar do lateral Lauan. O tempo passava e o gol não saía. Nos 20 minutos finais, o treinador colocou o time ainda mais para frente e escalou um quarto atacante com a entrada de Henrique e depois Jô e Pablo.

O LEC foi empilhando chances perdidas com Peu, Henrique, Riquelmy, Calyson e Pablo. O goleiro Denison fez três grandes defesas e quando não conseguiu chegar na bola foi salvo pelo lateral Jonathan, que salvou gol certo de Henrique em cima da linha.

O gol salvador saiu no último minuto de acréscimo. Thiago Ennes cobrou lateral na área, Henrique desviou de cabeça, Everton Moraes finalizou e a bola foi na trave. Na volta, com o gol vazio o garoto Pablo mandou para o fundo das redes marcando o seu primeiro gol no time principal. Gol que evitou uma derrota e deixa o LEC vivo nas duas rodadas finais.

Ficha Técnica

Andraus 1

Denison; Roni (Ínidio), Daniel, Neguete e Jonathan. Logan, Bileu (Victor), Ardley e Marquinhos. Patrick (Jeferson) e Hiago. Técnico: Claudemir Sturion

Londrina 1

Neneca; Thiago Ennes, Luís Felipe, Davi e luan (Everton Moraes). Marthã (Henrique), Riquelmy, Pedro Cacho e Rafael Longuine (Pablo). Calyson (Jô) e Peu (Victor Hugo). Técnico: Emerson Ávila

Árbitro: Rodolpho Toski Marques

Estádio: Vila Capanema

Expulsão: Henrique, aos 51 minutos do segundo tempo

Gols: Patrick, de pênalti, aos 39 minutos do primeiro tempo, e Pablo, aos 50 minutos do segundo tempo

Londrina reclama de pênalti e notifica Federação sobre atuação do árbitro

O Londrina reclamou demais da atuação do árbitro Rodolpho Toski Marques no empate por 1 a 1 com o Andraus, na Vila Capanema. O lance que gerou tanta reclamação foi o pênalti marcado aos 39 minutos do primeiro tempo. Para o árbitro, o zagueiro Luís Felipe derrubou o lateral Roni. Patrick converteu e abriu o placar na capital. O LEC entende que o zagueiro tocou apenas na bola.

“Sabemos da capacidade do árbitro, que apita grandes jogos, inclusive da Série A. Mas hoje, no nosso entendimento, ele cometeu um erro gravíssimo na marcação do pênalti”, frisou o executivo de futebol do LEC, Luís Kriwat. “Um lance que mudou todo o enredo da partida e o que estava acontecendo no jogo já que estávamos muito mais próximos de sair na frente do placar do que de tomar o gol.”

O Londrina já comunicou a Federação Paranaense de Futebol e fará uma representação oficial contra a arbitragem de Toski. “Este tipo de erro traz toda uma diferença para o jogo. Vamos seguir o caminho normal estipulado pela Federação, fazer as nossas considerações e aguardar a resposta deles”, comentou Kriwat.