O 0 a 0 com o Floresta foi mais um tropeço do Londrina no estádio do Café e evitou que o Alviceleste se aproximasse da classificação para a segunda fase da Série C. Faltando três rodadas para terminar a primeira etapa do Brasileiro, o LEC ainda só depende dele, mas terá que buscar pontos fora de casa.

Claudinei Oliveira confia na classificação do LEC na Série C: "Já mostramos que temos condições de ganhar fora de casa"
Claudinei Oliveira confia na classificação do LEC na Série C: "Já mostramos que temos condições de ganhar fora de casa" | Foto: Reginaldo Junior / LEC

Os cincos primeiros colocados já estão classificados: Botafogo, Athletic, São Bernardo, Ferroviária e Volta Redonda. Outras cinco equipes brigam diretamente pelas três vagas restantes: Londrina, Ypiranga, Figueirense, Tombense e Remo.

O Tubarão é o sexto colocado, com 25 pontos e 52% de aproveitamento. Terá pela frente o Figueirense, em Florianópolis, o Remo, em Belém, e o Náutico, na última rodada, no estádio do Café. O LEC tem um ponto a mais que o Ypiranga, que ainda tem quatro jogos a disputar, e três a mais que o Figueirense, adversário de domingo (11), às 16h30, no Orlando Scarpelli. Em caso de vitória, o time catarinense chegaria a 25 pontos e ultrapassaria o Londrina no número de vitórias - 7 a 6.

"Vai ser fundamental não perdermos porque qualquer vitória o Figueirense nos ultrapassa. Mais uma vez temos que encarar como o jogo do acesso e entrar 100% ligados. Se tivéssemos ganhado do Floresta, poderia ser diferente, mas agora eles sabem que podem nos passar, então será um jogo muito difícil", afirmou o técnico Claudinei Oliveira.

Após encarar o Londrina, o Figueirense terá o São José em casa e o Volta Redonda fora, na última partida. O Ypiranga faz o jogo atrasado com o Caxias nesta quarta-feira (7), em Erechim, e depois enfrenta o Floresta (F), o Sampaio Corrêa (C) e o Athletic (F).

Atualmente nono colocado, com 22 pontos, o Tombense nas últimas três rodadas enfrenta CSA e Botafogo em Minas Gerais e sai para encarar a Ferroviária. O Remo, em 10º, com 19 pontos, ainda briga porque jogaria na noite de segunda-feira (5) no fechamento da 16ª rodada contra a Aparecidense, em Belém. A partida terminou após o fechamento desta edição. Os últimos três jogos do time paraense serão contra Confiança (F), Londrina (C) e São José (F).

O Londrina continua trabalhando com a meta de atingir 30 pontos para garantir a classificação. No entanto, pelo equilíbrio da competição e pelos confrontos diretos nesta reta final, a tendência é que o corte para a classificação seja menor, talvez 28 ou 29 pontos.

"O nosso parâmetro é pelo que aconteceu nos anos anteriores, que teve time com 29 que ficou fora e com 30 se classificou. Então, vamos buscar duas vitórias, que nos levaria a 31 pontos ou uma vitória e dois empates. Já mostramos que jogamos bem e temos condição de ganhar fora. Vamos nos preparar bem para fazer um grande jogo com o Figueirense e voltar com a vitória", frisou Oliveira.