O Londrina completa nesta quarta-feira (28) 40 dias sem vitória na Série B. A sequência negativa fez o time despencar na tabela e pressiona o elenco em busca de uma recuperação. O Tubarão encara no confronto com o Juventude a chance de voltar a vencer e se distanciar da zona do rebaixamento. O duelo, pela 14ª rodada do Brasileiro, começa às 21h30, no estádio do Café.

O lateral Lauan, do sub-20, pode ser uma aposta do técnico PC Gusmão para o jogo de hoje contra o Juventude, que vem ao Café com o veterano Nenê e ex-jogadores do LEC
O lateral Lauan, do sub-20, pode ser uma aposta do técnico PC Gusmão para o jogo de hoje contra o Juventude, que vem ao Café com o veterano Nenê e ex-jogadores do LEC | Foto: Rafael Martins/Londrina EC

A última vitória alviceleste foi na sétima rodada, dia 19 de maio, diante do Tombense, por 2 a 0, em Muriaé (MG). De lá para cá foram cinco derrotas - três no Café - e o empate no sábado contra o Avaí. Como consequência do período sem triunfos, o LEC trocou (de novo) de treinador - o interino Edson Vieira saiu para a chegada de PC Gusmão - e caiu para a 16ª posição, com 11 pontos, na beira da zona do rebaixamento.

Leia mais sobre o LEC

Para se distanciar da ZR, LEC precisa retomar vitórias no Café

Lateral da base pode ser a novidade diante do Juventude

"A hora da vitória é toda hora, mas chegar a ela não é tão simples quanto as pessoas imaginam. Ela exige várias situações e, para nós, em determinados momentos, faltou um pouco mais de segurança, confiança e equilíbrio para alcançá-la", frisou PC Gusmão, que acumula três derrotas e um empate no comando alviceleste.

Para o treinador, o ponto em Florianópolis foi importante e o time mostrou uma atitude diferente, mas Gusmão reconheceu que o Londrina precisa de vitórias para sair da posição incômoda. "Trouxe um alento porque quebrou uma sequência de derrotas, mas na situação em que estamos precisamos vencer. Temos que trabalhar e entregar o máximo e um diferencial competitivo, que nosso caso tem que ser lutar mais, se entregar mais, correr mais que os adversários e sermos cirúrgicos quando as oportunidades surgirem".

Escalação

A grande novidade na escalação do Londrina pode ser o jovem lateral Lauan, de 18 anos. Com Guilherme Lacerda suspenso e Salomão machucado, o garoto pode ganhar a chance para jogar pela primeira vez na equipe principal. "Ele vem bem na base e tem treinado bem. Está no grupo e pode ser utilizado", frisou Gusmão.

No meio-campo, o volante Moisés está suspenso e Natham deve ser o seu substituto. O treinador, no entanto, tem as opções também de Vitão e Pedro Cacho. No ataque, Lucas Coelho, que ainda busca a melhor condição física, deve começar no banco novamente. O treinador alviceleste vive a expectativa de ganhar reforços a partir da próxima semana, com a abertura da janela de transferências.

REFORÇOS

O LEC deve buscar entre cinco e seis reforços e o caminho encontrado é fazer parcerias com grandes clubes por empréstimos de atletas que não estão sendo utilizados na Série A. As prioridades são laterais, volantes e atacantes. À espera de novos nomes, o Londrina liberou o zagueiro Xandão e o atacante Vinícius Barata, pouco utilizados no Brasileiro.

JUVENTUDE

O Juventude chega para o confronto no estádio do Café com duas derrotas seguidas. Após a chegada do técnico Thiago Carpini, a equipe teve uma melhora, mas estacionou no meio da tabela. Ocupa o nono lugar, com 18 pontos.

"Vai ser um jogo muito difícil, como todos da Série B. O Juventude foi buscar um diferencial que é o Nenê e o time ganhou em personalidade. O Juventude é um adversário tradicional, que acabou de sair da Série B e vem com a ambição de voltar e fez investimento para isso", ressaltou Gusmão.

EM LONDRINA

LONDRINA

Lucas Frigeri; Léo Morais, Gabriel, Patrick e Lauan; João Paulo, Natham, Higor Leite e Diego Jardel; Paulinho Moccelin e Iago Dias. Técnico: PC Gusmão

JUVENTUDE

Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer, Gehring, Kelvyn e Nenê; David e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini

Árbitro: Dyorgines José Padovani (ES)

Local: estádio do Café

Horário: 21h30

Ingressos: 80,00 (arquibancada) e 120,00 (cadeira)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link