LEC entra em campo para “jogo do ano” contra o Cianorte
Jogadores pregam foco para a partida, que vale vaga na semifinal e na Copa do Brasil do ano que vem
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de março de 2025
Jogadores pregam foco para a partida, que vale vaga na semifinal e na Copa do Brasil do ano que vem
Matheus Camargo

O Londrina entra em campo neste sábado (1), às 16h, para enfrentar o Cianorte naquele que é considerado o principal jogo do time na temporada até o momento. A partida de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense, no estádio do Café, vale o retorno da equipe a uma semifinal e ainda uma vaga na Copa do Brasil de 2026, torneio que o Tubarão não disputa desde 2023.
O Tubarão chega para o duelo com uma vantagem construída no jogo de ida, no domingo (23), quando venceu por 2 a 0 com gols de Kaique e Iago Teles, ambos no segundo tempo. Mesmo com o resultado a seu favor e podendo até perder por um gol de diferença para ficar com a vaga, a palavra de ordem no LEC é foco no jogo deste sábado.
“Muito feliz com o nosso desempenho em Cianorte, mas não podemos entrar em um clima de achar que já está ganho ou resolvido. Temos mais 90 minutos aqui. É manter os pés no chão, com calma, não deixar os caras crescerem no começo do jogo, que é perigoso. É controlar e ganhar o jogo”, destacou Iago Teles, artilheiro do Campeonato Paranaense com 7 gols.
“Logo após o final da partida em Cianorte, nossa primeira conversa foi: essa é uma decisão de 180 minutos. Não teria motivo algum para estar empolgado ou eufórico. Ganhar a primeira partida por 2 a 0 te dá tranquilidade para o segundo jogo, mas não tem nada definido, é uma decisão. O papo que rolou essa semana é que temos que manter os pés no chão. Estamos fazendo um grande trabalho, e um dos pilares é a humildade. Temos que mantê-la”, reforçou o volante Alison, titular absoluto da equipe alviceleste.
O LEC terá apenas uma novidade no time titular para a partida deste sábado. O zagueiro Caio, suspenso, dá vaga a Yago Lincoln, que fará seu nono jogo no Campeonato Paranaense, mas apenas o terceiro como titular.
Nos outros dois, o defensor de 22 anos atuou ao lado de Caio, nas derrotas para o São Joseense, no gramado sintético do estádio do Pinhão, e para o Athletico Paranaense, pela última rodada da primeira fase, quando Tubarão atuou com o time misto. Agora, o atleta revelado pelo Ceará terá o experiente Wallace como companheiro de defesa.
“É uma oportunidade muito boa jogar com um cara tão experiente quanto ele, que vem nos ajudando, não apenas nós da posição, eu, Caio, mas o time inteiro. É um jogo muito especial, estamos fazendo um trabalho com os pés no chão”, disse o defensor contratado pelo LEC no início do ano.
Para reverter a desvantagem do jogo da ida, o Cianorte tomou a atitude de demitir o técnico Jerson Testoni durante a semana. O treinador, que chegou a ser líder do campeonato com o Leão do Vale, e terminou a primeira fase na quinta colocação, foi substituído por Alemão, técnico de 35 anos que esteve no Monte Azul-SP em 2024, e que ficou mais conhecido por sua carreira como jogador, já que acumula passagens por Santos, Paraná Clube, Maringá, entre outros.
Só com vexame
Para não ficar com a vaga, o LEC teria que repetir um vexame de 2024, quando recebeu o Ypiranga-RS no Café no dia 28 de abril, pela estreia da Série C do Campeonato Brasileiro, e perdeu por 4 a 0. Foi a última derrota da equipe em casa por um saldo superior ao que o Leão do Vale precisaria para se classificar. Com uma vitória por três gols de diferença, o Cianorte vai direto para a semi. Se vencer por dois gols de diferença, leva o duelo para os pênaltis.
Neste ano, o Tubarão já perdeu dois jogos em casa no Estadual, ambos por diferença de um gol, que não seria suficiente para a desclassificação. As derrotas foram para o Maringá, por 3 a 2, e para o Athletico Paranaense, por 1 a 0.
Vale destacar ainda que, após 12 jogos, a defesa do LEC é a terceira melhor do Campeonato Paranaense, com dez gols sofridos, atrás apenas de Operário, que sofreu oito, e Athletico, que foi vazado nove vezes. O Cianorte tem o segundo melhor ataque da competição, com 18 gols anotados, ao lado de Londrina e Operário, enquanto a dupla Athletiba marcou 19 e lidera o quesito ofensivo.
FICHA TÉCNICA
Londrina
Luiz Daniel; João Vitor, Yago Lincoln, Wallace e Maurício; Alison, Lucas Marques e Gustavo França; Henrique, Pablo e Iago Teles. Técnico: Claudinei Oliveira
Cianorte
Leandro; Gabriel Souza (Roma), Wesley, Breno (Handerson) e Nicolas; Danrley (Euller), Pedro Ivo e Beléa; Roni (Maranhão), Vini Faria e Clinton. Técnico: Alemão
Árbitro: Robson Babinski
Estádio do Café, Londrina (PR)
Horário: 16h
Onde assistir: RIC (TV), Nsports (Youtube)

