Vivendo a sua melhor sequência na Série B, o Londrina tem a meta de continuar pontuando com o objetivo de seguir a sua luta para deixar a zona do rebaixamento da Série B. A missão, no entanto, não será das mais fáceis diante do Criciúma, neste sábado (12), às 15h30, no estádio Heriberto Hülse.

Enquanto o Tubarão convive com as últimas posições desde o início da Série B, o Tigre, do técnico Claudio Tencati, tem frequentado sempre o G4 e segue sendo um dos candidatos ao título. O time catarinense tem o dobro de pontos do Alviceleste - 38 a 19 - e está 13 posições acima na tabela de classificação. Neste momento, o LEC é o 18º e a equipe carvoeira aparece em quinto. Em caso de vitória, Alviceleste pode terminar a rodada fora da ZR.

Leia mais sobre o LEC

Com data de viagem indefinida, Neneca segue no gol em Criciúma

"Temos um pacto para fazer um grande segundo turno", diz Eduardo Souza

Se o rival é favorito, até por jogar em casa, com apoio maciço do torcedor, o Londrina chega para este duelo da 23ª rodada confiante e "cheio de moral" com o desempenho do returno. São três jogos e cinco pontos conquistados. O melhor momento até então do LEC no Brasileiro havia sido entre a sexta e a sétima rodadas, quando venceu Ponte Preta e Tombense.

"O time está evoluindo e os resultados mostram isso. Precisamos manter o que estamos fazendo, diminuir os erros e seguir concentrados. Temos que focar jogo a jogo e aproveitar as oportunidades que as partidas oferecem", frisou o técnico Eduardo Souza, que vai comandar o LEC pela oitava vez na competição. O aproveitamento do treinador é de 38%, com duas vitórias, dois empates e três derrotas.

No primeiro turno, no Café, houve empate por 1 a 1 e o confronto deste sábado será o de número 100 de Tencati à frente do Criciúma. A equipe catarinense e a torcida preparam uma festa para o treinador, que assumiu o clube em 2021 e conquistou dois títulos estaduais (um da Segundona catarinense, em 2022, e outro da elite, neste ano). Mas o LEC espera estragar a comemoração do seu ex-comandante.

"O Criciúma tem um time muito bom, com jogadores de Série A. É um jogo determinante para nós e não podemos fugir do nosso foco, do nosso objetivo. Haverá um grande público, mas a torcida não entra em campo. Temos que respeitá-los, mas nos impor também", afirmou o zagueiro Rafael Vaz, que ainda não perdeu desde que estreou no Tubarão.

Formação

Apesar de estar com o seu empréstimo definido para o futebol do Irã, Neneca será o titular no gol do Londrina em Santa Catarina e deve ser mesmo a sua despedida do clube. O jogador viaja na próxima semana para o Oriente. Saulo ficará no banco.

O técnico Eduardo Souza fará uma alteração de obrigação na defesa e duas por opção no meio-campo e no ataque. Na zaga, Luan Freitas substitui o suspenso Gabriel. O volante Rodrigo ganhou a posição de Moisés, já que o treinador quer um time mais marcador para esta partida. Na frente, Iago Dias retoma a titularidade para a saída de Danilo Peu.

No Criciúma, Tencati deve repetir a formação que começou o jogo na derrota para o Avaí. Recuperados de lesões, os experientes Marquinhos Gabriel e Eder vão iniciar a partida no banco de reservas.

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)

Estádio: Heriberto Hülse

Horário: 15h30

Transmissão: Premiere e Sportv

Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes. Arilson, Romulo, Crystopher e Fellipe Mateus. Fabinho e Felipe Vizeu. Técnico: Claudio Tencati

Londrina: Neneca; Ezequiel, Luan Freitas, Rafael Vaz e Marcos Pedro. João Paulo, Rodrigo e Higor Leite. Paulinho Moccelin, Zé Vitor e Iago Dias. Técnico: Eduardo Souza

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link