A goleada sobre o Azuriz encaminhou a classificação do Londrina para a segunda fase do Campeonato Paranaense e trouxe tranquilidade ao elenco na semana de encerramento da primeira fase do Estadual. A última rodada será toda ela disputada no domingo (25) e o Tubarão recebe o Maringá, no estádio do Café.

Rafael Longuine finalmente marcou o seu primeiro gol com a camisa do Londrina e comandou em campo a goleada alviceleste sobre o Azuriz
Rafael Longuine finalmente marcou o seu primeiro gol com a camisa do Londrina e comandou em campo a goleada alviceleste sobre o Azuriz | Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Os 5 a 2 contra o time de Pato Branco e os demais resultados da penúltima rodada, praticamente classificaram o Alviceleste para as quartas de final. O Londrina assumiu o oitavo lugar, com 11 pontos, três a mais que os demais concorrentes a última vaga: São Joseense, PSTC e Andraus.

Se o LEC vencer ou empatar com o Maringá estará garantido na próxima fase. Se ganhar os três pontos, pode até terminar em sétimo lugar. Para isso, teria que torcer para o Cascavel, que tem 13 pontos, não vencer em casa o Coritiba na última rodada.

Se terminar em oitavo, o Londrina enfrentaria o primeiro colocado, que hoje é o Athletico, no mata-mata. O sétimo encara o segundo, que neste momento é o Coritiba. O rubro-negro recebe o São Joseense na última rodada, na Arena da Baixada.

O Londrina pode se classificar mesmo perdendo para o Maringá. Neste cenário, teria que torcer para que São Joseense, PSTC e Andraus não vencessem na rodada final. Os três jogam fora de casa. Além do São Joseense que pega o Athletico, o PSTC joga em Pato Branco contra o Azuriz e o Andraus vai até Cianorte.

Linha tênue

Apesar de estar perto da classificação, o Londrina tem uma remota possibilidade de ser rebaixado. O próprio técnico Emerson Ávila ressaltou a diferença pequena entre os times que estão na parte de baixo da tabela e cobrou atenção da equipe.

O LEC só será rebaixado se perder para o Maringá e São Joseense, PSTC e Andraus vencerem seus jogos no domingo. As quatro equipes terminariam com 11 pontos, mas o Londrina teria uma vitória a menos e fecharia o Estadual na penúltima colocação. O Galo Maringá é o lanterna com sete.

Além da goleada e do bom futebol apresentado diante do Azuriz, o Tubarão comemorou o fato de ter uma semana cheia, a primeira desde o início da competição. Com pouco tempo de preparação para o começo do Estadual, o LEC sofreu com a maratona de disputar 10 jogos em 30 dias.

"O desgaste realmente foi grande e, em muitos momentos, o time sentiu a sequência de jogos. Agora, é comemorar esta vitória neste começo de semana, recuperar as energias e aproveitar bem a semana de treinos para estarmos fortes no jogo de domingo e confirmarmos nossa classificação", frisou o meia e capitão do time, Rafael Longuine.

O Paranaense já tem sete equipes classificadas para as quartas de final: Athletico, Coritiba, Maringá, Operário, Cianorte, Azuriz e FC Cascavel. Londrina, São Joseense, PSTC e Andraus brigam pelo última vaga e o Galo Maringá não tem mais chances de chegar à segunda fase e só luta para evitar o rebaixamento.