A chegada de Claudinei Oliveira transformou o Londrina na Série C. A equipe cresceu de produção ao longo das rodadas, perdeu apenas uma partida e tem encaminhada a sua classificação para a segunda fase do Brasileiro.

Com Claudinei Oliveira no comando, o LEC soma quatro vitórias, três empates e uma derrota
Com Claudinei Oliveira no comando, o LEC soma quatro vitórias, três empates e uma derrota | Foto: Rafael Martins/LEC

Claudinei assumiu o LEC na quinta rodada e estreou com vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo. De lá para cá, foram oito partidas, com quatro vitórias, três empates e a derrota para o Ferroviário, em Fortaleza, na nona rodada, no dia 1º de junho. Aproveitamento de 62,5%.

Leia mais sobre o LEC

Londrina confirma contratação de zagueiro para a Série C

Com vitória e tropeço de rivais, LEC sobe na classificação

Nas quatro primeiras partidas da Série C, sob o comando de Emerson Ávila, o desempenho do Tubarão era de 41%, com uma vitória, dois empates e uma derrota. O time ocupava o 10º lugar na classificação. O crescimento do futebol alviceleste ficou ainda mais evidente nas últimas rodadas.

No recorte dos últimos cinco jogos, o Londrina tem a melhor campanha, ao lado do CSA, entre todos os participantes do Brasileiro. Dos 15 pontos disputados, ganhou 11. Foram três vitórias e dois empates, além de 10 gols marcados e cinco sofridos. O aproveitamento alviceleste subiu para 73%.

Com 20 pontos, o LEC ocupa a sexta colocação e projeta ser necessários mais 10 nos últimos sete jogos para carimbar a vaga para a próxima fase. O aproveitamento geral do Londrina neste momento é de 55%. Os oito primeiros colocados avançam na competição e seguem na luta pelo acesso para a Série B.

Como comparação, o Athletic, adversário de sábado (13), às 17h, em Minas Gerais, somou sete pontos nas últimas cinco rodadas, com duas vitórias, duas derrotas e um empate. Desempenho de 46%. O time mineiro é o segundo colocado na classificação, com 25 pontos e já perdeu mais que o Londrina: três derrotas contra duas do Tubarão.

Mudanças

Claudinei Oliveira irá mexer apenas no meio-campo do Londrina para a próxima partida, válida pela 13ª rodada. Sem poder contar com o volante titular Tauã e também Marthã e Pedro Cacho, todos suspensos, o treinador deve escalar Kadi, que retorna de suspensão, e Samuel Andrade no setor.

O zagueiro Rayan, reforço anunciado na terça-feira, estará à disposição do treinador, mas ficará como opção no banco de reservas. A dupla de zaga titular será mantida com João Maistro e Rayan Ribeiro.

No meio-campo, apesar das boas atuações de Gustavo França, que marcou o gol da vitória contra a Aparecidense, Rafael Longuine tem a confiança do treinador para seguir ente os titulares. O ataque permanece com Henrique, Daniel Amorim e Iago Teles.