LEC e Guarani são únicos da C com títulos em divisões superiores
Duelo entre clubes tradicionais será domingo, no VGD; Tubarão tentar chegar à liderança
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 04 de julho de 2025
Duelo entre clubes tradicionais será domingo, no VGD; Tubarão tentar chegar à liderança
Matheus Camargo

Entre os 20 clubes que disputam a Série C do Campeonato Brasileiro em 2025, apenas Londrina e Guarani possuem títulos nacionais em divisões superiores. Enquanto boa parte dos participantes sequer soma conquistas em âmbito nacional, alguns ostentam troféus da própria Série C ou da Série D. Já os times que se enfrentam neste domingo (6), às 16h30, no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), pela 11ª rodada, carregam feitos ainda mais relevantes na história do futebol brasileiro.
O Londrina conquistou a Série B em 1980, ainda nos tempos da antiga Taça de Prata. O Guarani também venceu a segunda divisão, justamente um ano depois, em 1981, mas já havia alcançado um feito ainda maior com o título do Campeonato Brasileiro de 1978, sendo o primeiro e único clube do interior do país a ser campeão da elite do futebol nacional.
Entre os demais participantes da Série C 2025, as principais conquistas são nas divisões inferiores. O ABC foi campeão da Série C em 2010, enquanto o CSA levou o título em 2017. O Ituano tem dois títulos da terceira divisão, em 2003 e 2021, e o Náutico venceu a mesma competição em 2019. Na Série D, o Botafogo-PB foi campeão em 2013, seguido por Tombense (2014), Brusque (2019) e Retrô (2024). Já Anápolis, Caxias, Confiança, Figueirense, Floresta, Itabaiana, Maringá, Ponte Preta, São Bernardo e Ypiranga nunca venceram competições nacionais.
Retrospecto do confronto
Londrina e Guarani já se enfrentaram 15 vezes em partidas oficiais, sendo uma pela Série A, 12 pela Série B e duas pela Série C. Além disso, há dois amistosos realizados na década de 1960, com duas vitórias do Guarani, 6 a 0 em Campinas e 2 a 0 em Londrina.
Considerando apenas os jogos por competições nacionais, o equilíbrio é maior. São oito vitórias do Guarani, cinco do Londrina e dois empates. O primeiro duelo oficial foi realizado justamente em 1978, ano do título brasileiro do time de Campinas. Na ocasião, o Guarani venceu por 1 a 0 no estádio do Café, com gol de Miranda, e seguiu firme até conquistar o inédito troféu nacional.
Após esse encontro, Londrina e Guarani só voltaram a se enfrentar 27 anos depois, pela Série C de 2015. Desde então, os clubes têm se enfrentado com frequência, com exceção das temporadas de 2016 e 2024, quando estiveram em divisões diferentes.
O Londrina não vence o Guarani há três partidas. O último triunfo foi pela Série B de 2022, quando bateu o Bugre por 3 a 1 no estádio do Café, com gols de Eltinho, Augusto e Jhonny Lucas. Depois disso, o time campineiro venceu dois jogos no Brinco de Ouro e empatou uma vez no Café, por 0 a 0, em 2023, no encontro mais recente entre as equipes.
Em campo
O Londrina, que pode ser líder na rodada se vencer o Guarani e contar com tropeços de Caxias, Ponte Preta e Ypiranga, vai a campo com os desfalques de Alison, suspenso, e Pablo, que foi negociado. Com isso, João Tavares e Edson Cariús devem ser titulares.
O Guarani, por sua vez, perdeu dois titulares durante a semana. Rafael Bilu e Nathan Camargo foram para Juventude e Remo, respectivamente.
"No caso do Bilu, o contrato do jogador previa saída em casos de propostas de times das Séries A ou B. Já o Nathan não era nosso, é jogador do Bragantino e tem uma cláusula de retorno. Eram dois atletas que tínhamos preocupação", disse Farnei Coelho, executivo de futebol do Bugre. Com isso, Marcelo Fernandes terá que promover alterações na equipe campineira para domingo.

