Jogando contra um adversário direto para tentar evitar a iminente queda para a Série C do Brasileiro, o Londrina ficou no 1 a 1 com o Avaí na noite deste domingo (15), no estádio do Café. O Tubarão mostrou uma postura diferente dos outros duelos, diante de menos de mil torcedores, dominou as jogadas, teve diversas oportunidades de marcar, entretanto, foi punido – mais uma vez – no segundo tempo, depois de conseguir marcar no começo da partida.

Faltando seis rodadas para o fim da segunda divisão nacional, o LEC está com 25 pontos, segue na penúltima colocação e vê os concorrentes se distanciarem. O Leão da Ilha agora soma 35 pontos e pulou para a 15º colocação com a derrota da Ponte Preta, que está em 16º com 34 pontos. A Chapecoense venceu no fim de semana e tem 33 pontos. A distância do Tubarão para a Macaca, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, é de nove pontos.

No sábado (21), o Londrina enfrenta o Juventude, às 18h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias, no Rio Grande do Sul. “Sabíamos que precisávamos ganhar, mas infelizmente praticamente demos o gol mais uma vez. Agora é descansar e pensar no Juventude. Enquanto tem fé tem que acreditar”, sentenciou o atacante Iago Dias, autor do gol alviceleste, em entrevista à rádio Paiquerê 91,7.

ATAQUE FULMINANTE

Os dois times pressionaram nos primeiros minutos com bola rolando. O LEC teve a iniciativa em levar perigo, mas William Barbio parou no goleiro Igor Bohn. A resposta do adversário veio na sequência com Wellington, que desperdiçou. Mostrando personalidade, o Tubarão abriu o placar aos dez minutos e com categoria. Salomão lançou pelo lado esquerdo, Barbio ajeitou para Iago Dias, que bateu no canto do camisa um do Avaí, que ainda relou a mão na bola, mas não o suficiente para impedir o gol.

O placar fez o Tubarão diminuir o ímpeto, ao mesmo tempo em que o time catarinense arrumou a marcação. Apesar da correção, foi o Londrina que seguiu mais “agressivo”, tendo William Barbio e Iago Dias como os principais nomes na tentativa de aumentar a vantagem. O zagueiro Thales Oleques fez um milagre ao tirar uma bola cabeceada por Ariel.

BANHO DE ÁGUA FRIA

O Londrina voltou para o segundo tempo com a mesma formação, mas com menos de um minuto o técnico Roberto Fonseca foi obrigado a mexer no time. O volante e capitão João Paulo acusou lesão e foi substituído pelo jovem Victor Hugo. Precisando correr atrás do prejuízo, o Avaí passou a pressionar e o resultado veio aos 20 minutos. Fellipe Bastos, que havia entrado um minuto antes, deixou tudo igual numa bola parada, aproveitando vacilo do goleiro Lucas Frigeri.

O Tubarão teve a oportunidade de virar com Garraty, porém, o volante não aproveitou. Aos 28 minutos, Igor Bohn foi o empecilho. Iago Dias chutou forte, o goleiro espalmou e ainda pegou o rebote de Paulinho Moccelin. O Londrina seguiu ameaçando o segundo gol, mas não teve efetividade, saindo vaiado do estádio. “Falhei o que não poderia falhar, era uma decisão, jogo importante. Assumo meu erro e agora precisamos ganhar. A bola quicou na minha frente e quando fui fazer a defesa ela já tinha passado”, lamentou o goleiro Lucas Frigeri.

ESTATUTO SAF

O Londrina dá nesta segunda-feira (16) mais um passo no projeto de uma futura SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Às 20h, no estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias), os conselheiros do clube vão se reunir para aprovar, ou não, o estatuto da SAF. O documento deverá destacar as diretrizes caso haja o interesse de compra da marca, assim como tem acontecido com outros times brasileiros. O conselho de representantes também pode apontar alterações.

Desde o ano passado o LEC discute de forma oficial e ampla a possibilidade de se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol, o que demandaria um investidor. Em junho de 2022, por exemplo, uma assembleia aprovou a inclusão no estatuto do clube a possibilidade de se tornar uma “empresa”. No primeiro trimestre, a gestão alviceleste chegou a negociar com um grupo russo, porém, as tratativas não avançaram.

FICHA TÉCNICA

LONDRINA 1: Lucas Frigeri; Lucas Mendes, Gabriel, Rafael Vaz e Salomão; João Paulo, Rodrigo (Garraty) e Ariel (Fabrício Baiano); Iago Dias (Brandão), William Barbio (Peu) e Paulinho Moccelin. Técnico: Roberto Fonseca

AVAÍ 1: Igor Bohn; Thales Oleques, Jonathan Costa, Alan Costa e Natanael (Gaspar); Wellington, Rafael Gava (Cortez) e Giovanni (Fellipe Bastos); Waguinho (Jael), Gabriel Poveda (Jean Cléber) e Jean Lucas. Técnico: Eduardo Barroca

Gols: Iago Dias, aos 10 minutos do 1º tempo, e Fellipe Bastos, aos 20 minutos do 2º tempo

Público total: 901

Renda: R$ 15.480

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)

Estádio: do Café

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.