Faltando menos de dois meses para o fim da Série B do Brasileiro, o Londrina faz as contas para continuar sonhando com o acesso para a elite do futebol nacional. O time descolou do G4 após empatar em 1 a 1 com o Tombense no fim de semana - em jogo que dominou boa parte do tempo -, no entanto, segue na quinta colocação, com 45 pontos. Tem três pontos a menos do que o Vasco, que figura na quarta posição - diferença de que já foi de um ponto -, e cinco em relação ao Grêmio, terceiro.

Artilheiro do Tubarão no campeonato com sete gols, Douglas Coutinho deve estar à disposição no jogo com a Ponte Preta
Artilheiro do Tubarão no campeonato com sete gols, Douglas Coutinho deve estar à disposição no jogo com a Ponte Preta | Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina Esporte Clube

Nas últimas oito partidas, o LEC enfrentará dois clubes que hoje lutam contra o rebaixamento (Guarani e CSA), três de meio de tabela (Ponte Preta, Ituano e Sampaio Corrêa), um que pode atrapalhar os planos por estar logo atrás do Alviceleste (Sport) e outros dois que entram na categoria “confronto de seis pontos” (Vasco e Grêmio). Serão quatro duelos no estádio do Café e quatro fora. O próximo desafio é na sexta-feira (23), em casa, contra a Ponte, às 21h30.

Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as equipes que alcançarem 60 e 61 pontos neste ano têm, respectivamente, 96% e 99% de chances de subir para a Série A. Nas últimas cinco edições da segunda divisão os times que terminaram em quarto somaram 64 pontos (2021), 61 (2020), 62 (2019), 60 (2018) e 64 (2017).

Ou seja, levando em conta as probabilidades, dos 24 pontos ainda em disputa, o Tubarão precisaria conquistar, pelo menos, 15 para tentar subir, ainda mais que terá pela frente jogos diretos. Por falar nestes compromissos, o Londrina vai precisar superar um desafio na competição. Até agora a equipe não conseguiu vencer os clubes considerados grandes ou de primeira divisão. Entre primeiro turno e segundo parcialmente foram cinco derrotas (duas para o Cruzeiro e uma para Bahia, Vasco e Grêmio) e um empate (Bahia).

Enquanto que como visitante o LEC tem o segundo melhor desempenho no campeonato, atuando no Café o time aparece em nono, indicadores que ligam o alerta de que precisará mostrar mais futebol e resultados, em especial como mandante, para voltar à Série A após quatro décadas.

DE OLHO NO VASCO

Na sexta-feira, o técnico Adilson Batista deverá ter força máxima para encarar a Ponte Preta. A expectativa é de que Douglas Coutinho, que foi poupado na última rodada ao acusar dores nas costas, esteja de volta. O elenco retoma os treinamentos na tarde desta segunda-feira (19). No primeiro turno o Tubarão superou a Macaca por 2 a 1.

Caso repita o feito e o Vasco, que pega o líder Cruzeiro, no Mineirão, perca, o Londrina poderá chegar na partida com o Cruzmaltino – pela 32ª rodada, no dia 29 - com a mesma pontuação do adversário carioca. A Raposa ainda não perdeu nenhum confronto em casa.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.