Em um jogo sonolento, o Londrina empatou com o Ituano sem gols no sábado pela manhã (16), em Itu, e encerra o giro de três partidas fora de casa com 4 pontos na bagagem. E espera finalizar o primeiro turno da Série B com vitória nesta terça-feira (19), quando receberá o Sampaio Corrêa, no estádio do Café, pela 19ª rodada. O Tubarão termina a 18ª rodada exatamente no meio da tabela, em 10º lugar, com 23 pontos, a 4 da ZR e a 9 do G4. O Sampaio, próximo adversário, venceu o Vasco por 3 a 1, também no sábado, e subiu para a 6ª posição, com 25 pontos. O Cruzeiro derrotou o Novorizontino neste domingo (17), por 2 a 1, no Mineirão, e disparou ainda mais na liderança, agora com 41 pontos, a 15 de distância do quinto colocado, o Sport, que tem 26. O Vasco, mesmo com a derrota no Maranhão, segue em segundo, com 34, seguido pelo Bahia, que bateu o Guarani por 2 a 0, sábado, em Campinas, e tem 33. O Grêmio chegou aos 32 pontos, em quarto, após ter goleado o Tombense por 3 a 0, sábado, na Arena Grêmio.

Imagem ilustrativa da imagem LEC chega à última rodada do turno no meio da tabela
| Foto: Paulo Pinto/Ituano FC

O empate contra o Ituano pode ser considerado um mal menor dada a semana turbulenta que o clube viveu, com alguns jogadores ameaçando greve por conta de salários atrasados. O gestor de futebol, Sérgio Malucelli, disse que quitou as pendências, mas reconheceu que ainda há direitos de imagem a serem pagos. Apesar de ter a menor folha salarial da Série B, cerca de R$ 550 mil, o Tubarão não consegue arrecadar o suficiente para manter o equilíbrio financeiro. Não bastasse tudo isso, o gestor escancarou a má relação com a direção do clube ao criticar os dirigentes alvicelestes em entrevista concedida à Paiquerê 91,7 na quinta-feira (14).

O JOGO

Embora estivesse armado no 4-4-2, com Gegê e Mossoró no meio, o Londrina atacava com três à frente - Jhonny Lucas pela direita, Caprini mais centralizado e Douglas Coutinho pela esquerda. Assim, Gegê atuou como o principal armador da equipe. Mas mesmo com o Ituano formado com três atacantes e precisando da vitória em casa, o que não consegue desde abril, o primeiro tempo foi morno, com poucas chances agudas de gol dos dois lados.

As principais oportunidades do Londrina surgiram em chute de Gegê que o goleiro Filipe espalmou para escanteio, aos 20 minutos, e com Douglas Coutinho, que após receber bom passe de Gegê pela esquerda dentro da área, concluiu mal, aos 23.

Já o Ituano assustou numa boa jogada individual de Neto Berola, que recebeu dentro da área, tirou Gegê e Saimon e bateu para o gol, em defesa segura de Matheus Nogueira, aos 24 minutos, e num cruzamento rasante da esquerda para Gabriel Barros, na pequena área, aos 37. Nogueira saiu bem e fez grande defesa na conclusão do atacante do Ituano.

No segundo tempo, o nível técnico, que já não era bom, piorou. As duas equipes sentiram o calor de Itu e criaram ainda menos chances de gol. Aos 20 minutos, Adilson tirou Douglas Coutinho, que foi muito pouco acionado na partida, e colocou Mirandinha, mas o time seguiu com o freio de mão puxado.

Os únicos lances de maior perigo foram um chute cruzado de Samuel Santos na entrada da área, para fora, aos 30 minutos, e outro de Gabriel Santos, que entrara em lugar de Caprini, quase na pequena área, que também saiu.

Na cidade onde tudo é grande, o 0 a 0 ficou de bom tamanho pelo que as duas equipes (não) apresentaram.

image description
image description | Foto: Gustavo Pereira Padial

EM ITU

ITUANO 0

Filipe; Kaio, Rafael Pereira (Lucas Dias), Bernardo Schappo e Roberto; João Victor (Lucas Nathan), Dudu (Jiménez) e Caíque; Rafael Elias, Neto Berola (Aylon) e Gabriel Barros (Gerson Magrão). Técnico: Carlos Pimentel (interino)

LONDRINA 0

Matheus Nogueira; Samuel Santos (Denilson), Gustavo Vilar, Saimon e Alan Ruschel; João Paulo, Jhonny Lucas, Gegê e Mossoró (Mandaca); Caprini (Gabriel Santos) e Douglas Coutinho (Mirandinha). Técnico: Adilson Batista

Árbitro: Paulo César Zanoveli da Silva (MG)

Local: Estádio Novelli Júnior

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.