O Londrina Esporte Clube, por meio do seu Departamento Jurídico, apresentou na tarde de sexta-feira (10), uma notícia de infração disciplinar perante a Procuradoria do STJD, relatando a infração praticada pelo Brusque Futebol Clube e seus dirigentes no dia 28 de agosto de 2021, na partida realizada no Estádio Augusto Bauer, entre Brusque Futebol Clube x Londrina Esporte Clube, válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O Londrina Esporte Clube pede que o Brusque Futebol Clube seja punido por  infração disciplinar pelo caso Celsinho.
O Londrina Esporte Clube pede que o Brusque Futebol Clube seja punido por infração disciplinar pelo caso Celsinho. | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

A notícia de infração disciplinar foi embasada com documentos, vídeos e dossiê midiático sobre o caso, que demonstra de modo incontroverso a infração praticada pela equipe catarinense e seus dirigentes, esperando-se que haja a denúncia pela Procuradoria e severa punição conforme prevê o Estatuto da FIFA, Estatuto da CBF e Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Celsinho foi vítima de racismo na partida entre as equipes, no dia 28/8, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Das arquibancadas ele ouviu uma pessoa ofendê-lo de "macaco" e que cortasse "o cabelo de cachopa de abelha". A pessoa que o ofendeu foi identificada pela arbitragem como conselheiro do Brusque FC. Posteriormente o Brusque emitiu uma nota tentando minimizar o caso e tentou tirar a legitimidade da denúncia de Celsinho, tentando inverter os papéis ao dizer que Celsinho cometeu falsa comunicação de crime. Posteriormente o clube se desculpou e disse que investigaria o caso.