O Londrina aguarda para esta sexta-feira (31) um posicionamento do prefeito Marcelo Belinati (PP) a respeito da liberação do estádio do Café para a estreia do clube no Campeonato Brasileiro da Série C, no dia 10 de agosto.

Gramado e sistema de iluminação do Café foram vistoriados por técnicos da CBF
Gramado e sistema de iluminação do Café foram vistoriados por técnicos da CBF | Foto: Gustavo Carneiro/Folha de Londrina

O atual decreto municipal, que restringe atividades em razão da pandemia do novo coronavírus, proíbe a prática de modalidades esportivas na cidade. Esta mesma determinação impediu que o jogo entre LEC e Athletico, pelas quartas de final do Paranaense, fosse disputado no Café, no dia 19 de julho. A partida acabou sendo realizada no estádio Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro).

O prazo final para que o Alviceleste comunique a CBF sobre a liberação ou não do estádio do Café se encerra nesta sexta-feira. Caso não seja possível atuar em Londrina, a CBF indicará um outro município, onde a prática esportiva esteja liberada, para que o LEC faça a sua estreia diante do Criciúma.

O presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Sandro Moreira, informou que todos os protocolos de segurança, que serão seguidos durante o Campeonato Brasileiro, foram repassados ao prefeito, Secretaria Municipal de Saúde e ao Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), grupo criado para auxiliar a administração municipal na pandemia.

"Fizemos tudo o que precisava ser feito do ponto de vista esportivo e temos conversado com o prefeito e o secretário de saúde. Acreditamos que seja possível sim a liberação dos jogos do Londrina", afirmou.

Além das partidas da Série C, a FEL solicitou a autorização para a realização de outros dois eventos esportivos na cidade. Uma etapa da Stock Car e outra da Copa Truck, ambas no mês de setembro. "Temos pedidos de outros eventos menores também, mas estamos focados agora em conseguir a liberação para os jogos do Londrina e para estas duas corridas", frisou Moreira. Nos três eventos não haverá presença de público.

Vistorias

O Estádio do Café e o VGD receberam a visita de técnicos da CBF na quarta (29) e quinta-feira (30) para uma análise dos gramados. A vistoria faz parte do cronograma da entidade para a adequação dos locais que vão receber jogos do Campeonato Brasileiro.

O Programa Gramados contempla uma vistoria anual e tem o objetivo de garantir a qualificação e a padronização dos estádios do país. Além da análise do campo de jogo com a coleta de uma amostra do solo, é feita uma revisão dos equipamentos de manutenção e da infraestrutura, como o sistema de irrigação. Foi realizada também a medição do gramado.

No Café foi feita ainda uma vistoria no sistema de iluminação para medir a capacidade de luminosidade das lâmpadas, que precisam atingir pelo menos 2,5 mil lux.

"As informações colhidas são encaminhadas para a CBF, que nos envia um relatório com os apontamentos. Os próprios técnicos nos adiantaram que não foram encontrados grandes problemas, já que o estádio do Café segue o mesmo padrão do ano passado", apontou o presidente da FEL, Sandro Moreira.

Leia mais sobre o LEC