O Londrina recorreu a uma velha prática para criar um fato novo na semana em que vai decidir o seu futuro na Série C do Campeonato Brasileiro. O técnico Alemão foi afastado e Silvio Canuto irá comandar o Tubarão no jogo decisivo de sábado (16), contra o Remo, em Belém.

Menos de um mês após ser demitido, Silvinho Canuto volta a Londrina com a missão de garantir o acesso para a série B
Menos de um mês após ser demitido, Silvinho Canuto volta a Londrina com a missão de garantir o acesso para a série B | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

A decisão do gestor Sérgio Malucelli foi tomada após o empate com o Ypiranga e oficializada na manhã de segunda-feira (11). "Precisamos de uma mudança, fazer algo novo. Acredito que temos chance ainda de classificar", afirmou Malucelli, em entrevista à rádio Paiquerê FM 91,7. O gestor também disse que não concordou com a substiuição do meia Adenilson no segundo tempo da partida contra os gaúchos.

Alemão não dirigiu o time na última partida, já que está em isolamento domiciliar, pois foi diagnosticado com a Covid-19. Por estar em licença médica, não pode ser demitido do cargo. Com a decisão, nem o auxiliar Warta, que comandou a equipe no domingo, estará na comissão técnica que viaja para Belém. O profissional teve o seu contrato com o Londrina encerrado.

Em nota, o clube informou que Alemão segue com seu vínculo ativo com o LEC e que está recebendo todo o apoio para que tenha uma plena recuperação da doença. Silvinho Canuto já comandou a reapresentação do elenco na tarde de segunda e volta ao CT da SM Sports menos de um mês após ser demitido.

Em dezembro, com o fim do calendário das categorias de base, o LEC rescindiu o contrato com o treinador por entender que ele não tinha espaço para voltar a integrar a comissão técnica do time principal.

Antes de comandar os times sub-20 e sub-17 na Copa do Brasil, Canuto foi auxiliar do técnico Alemão. No entanto, o treinador preteriu o ex-auxiliar e preferiu continuar com Warta na sua comissão técnica.

Aos 43 anos, Silvinho Canuto terá a sua segunda experiência no comando do time principal do Tubarão. Em 2019, dirigiu o Alviceleste nas últimas quatro rodadas da Série B, quando o LEC acabou rebaixado.

O LEC é o terceiro colocado do grupo C, com seis pontos, e precisa vencer o Remo para ficar com a segunda vaga. Além de ganhar, terá que torcer por derrota ou empate do Paysandu, que enfrenta o Ypiranga, em Erechim. O Remo já garantiu o acesso para a Série B.

Súmula

O árbitro Bruno Arleu de Araújo (RJ) relatou na súmula do jogo uma confusão generalizada próxima aos vestiários após o empate em 1 a 1 entre Londrina e Ypiranga (RS), no domingo (10), no estádio do Café.

Segundo Araújo, o delegado da partida, Elton Rodrigo Lourenço, relatou que houve uma discussão entre o presidente do Ypiranga, Adilson Luiz Stankiewicz, e mais um dirigente do clube gaúcho e alguns seguranças que estavam trabalhando na partida. Em meio ao bate-boca, o fisioterapeuta do Ypiranga, Carlos Henrique Tochetto, teria sido agredido com um soco por um dos seguranças do Londrina

.

Ainda na súmula, o árbitro relatou que o portão que dá acesso ao setor próximo aos vestiários foi aberto pela equipe de segurança, que liberou a entrada de membros da torcida organizada do LEC. Assim, eles puderam se aproximar da saída dos jogadores e houve troca de insultos entre atletas e torcedores. Procurado, o Londrina informou que não iria se pronunciar sobre os acontecimentos após o jogo.

Leia mais sobre o LEC