Imagem ilustrativa da imagem Jogo contra o Vasco na quarta resgata momento histórico do Londrina
| Foto: Arquivo Folha

Londrina e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (18), em São Januário, pela última rodada do primeiro turno da Série B. A última partida entre as duas equipes naquele estádio remete a uma atuação histórica para o Alviceleste, válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977. Naquele 19 de fevereiro de 1978, o Tubarão venceu o Gigante da Colina diante de 40.209 espectadores - até hoje recorde de público em São Januário - por 2 a 0, gols de Brandão e Carlos Alberto Garcia, resultado que o colocou entre os quatro melhores times do Brasil.

Segundo Garcia, a expectativa para a partida de agora, como torcedor, depois da vitória diante do Vila Nova no último domingo (15), é de esperança. “O Vasco não é o mesmo”. Naquele time estrelado vascaíno eram sete jogadores com nível de seleção brasileira: Roberto Dinamite, Marco Antônio, Wilsinho, Orlando Lelé, Dirceu, Abel e Mazaropi. Hoje, embora o Vasco esteja acima na pontuação do Londrina na Série B, o ex-craque avalia que o futebol está muito igual. “Não tem mais aquele jogador que decide. Os resultados são todos apertados. Como o Londrina venceu, eu acho que a confiança dos jogadores pode melhorar.” O Londrina pode sair da zona do rebaixamento, que ocupa desde a 9ª rodada, em caso de vitória em São Januário.

ORAÇÃO SOB A MESA

Sobre a partida histórica da década de 1970, Garcia relembra que a emoção foi grande porque o clima era de muita tensão. “As pessoas ameaçavam colocar sonífero na comida. Dois ou três jogadores saíram do hotel e almoçaram em um boteco”, recorda. Ele coloca aquela partida contra o Vasco como um dos jogos mais históricos de sua vida. “A gente fez a oração debaixo de uma mesa porque os torcedores arremessavam pedras para todo lado. Quando a partida terminou, saímos correndo para o vestiário e ficamos até anoitecer.”

Leia também:
https://www.folhadelondrina.com.br/esporte/ha-40-anos-um-tubarao-atacou-no-rio-1000477.html

Para a partida de amanhã, o Bem Amado ressalta que é preciso ter confiança. “Em 1978 o nosso time estava desacreditado, como o elenco atual.” Ele enfatiza que o jogador que entrar com confiança nessa partida vai se destacar. “O (Matheus) Bianqui era outro jogador no Campeonato Paranaense, com muita mobilidade, marcação, taticamente perfeito e entrava na área com confiança. Na Série B ele perdeu um pouco disso. Espero que esse gol (contra o Vila Nova) devolva um pouco dessa confiança para ele.”

REFORÇO

Na coletiva pós-jogo contra o Vila Nova, o técnico Márcio Fernandes admitiu a possibilidade de conseguir um reforço por empréstimo do Santos, no entanto não quis revelar o nome, já que na outra ocasião em que fez isso, ao divulgar a negociação com Ricardo Oliveira, outros times acabaram atravessando a negociação. “Não vou falar o nome. Foi um pedido meu. É um jogador de velocidade que a gente precisa em nosso plantel. A gente está com falta desse jogador. Temos poucos jogadores que possam dar essa condição de jogar no contra-ataque em velocidade para criar alguma coisa para os nossos atacantes. A diretoria está vendo o possível para viabilizar a vinda deste jogador.”

Uma baixa na equipe é a do atacante Douglas Santos. A informação da assessoria do Londrina Esporte Clube é de que o contrato com o jogador não foi renovado. No site Transfermarkt consta que o contrato de empréstimo com o São Bernardo Futebol Clube (SP) iria até 31/12/2022, mas não houve detalhamento sobre isso. A FOLHA entrou em contato com a Gold Sport, agência que empresaria o jogador, mas não houve qualquer manifestação. A reportagem também recebeu a informação de que o atacante Tiago Orobó não viajou com o grupo ao Rio de Janeiro, mas a assessoria do LEC não confirmou.