As palavras incerteza e indefinição têm sido as mais faladas neste fim de ano no Londrina. Sem saber se o gestor Sérgio Malucelli irá permanecer e sem uma decisão sobre a ação impetrada contra o Figueirense, o clube ainda não fechou seu planejamento para 2020, e a falta de posições concretas preocupa o técnico Silvinho Canuto.

Malucelli aguarda um desfecho da liminar impetrada no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que pede punição e, consequentemente, o rebaixamento do Figueirense no lugar do LEC na Série B, para decidir seu futuro em relação ao futebol do Alviceleste. Apesar do seu desejo de romper o contrato, a tendência é que o empresário fique pelo menos até o fim do Campeonato Paranaense.

O técnico Silvinho Canuto ainda não sabe qual o elenco poderá contar no Paranaense
O técnico Silvinho Canuto ainda não sabe qual o elenco poderá contar no Paranaense | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

A única certeza no clube é que Silvinho Canuto irá dirigir o time principal no Estadual e também o sub-19 na Copa São Paulo. A definição, no entanto, traz preocupações ao treinador. "Você acaba dividindo as atenções. A vantagem é que conhecemos vários dos jogadores que vão compor o grupo, sobretudo os da base, mas realmente não é o ideal", frisou o comandante alviceleste.

A ideia do LEC é que enquanto Canuto esteja dirigindo o time na Copa SP, um auxiliar, que ainda não foi contratado, faça a preparação para o Estadual. A estreia do LEC na Copinha será no dia 3 de janeiro, já o primeiro jogo no Paranaense ocorre no dia 19.

A formação do elenco para 2020 contará com alguns atletas remanescentes, outros que voltam de empréstimos, além de jogadores da base. "Não sabemos ainda se alguns dos jogadores que têm contrato vão ficar ou serão emprestados. A partir desta definição, vamos resolver quem do sub-19 será utilizado e quais as necessidades que teremos em termos de contratação", revelou Canuto.

Apesar de terem vínculos com o clube, nomes como César, Raí Ramos, Anderson Leite, Paulinho Moccelin e Júnior Pirambu não devem permanecer para a próxima temporada e a tendência é que sejam emprestados, até porque são jogadores com salários mais altos. De qualquer forma, a determinação do LEC é para que todos se apresentem no dia 2 de janeiro.

PREOCUPAÇÃO

O Londrina terá apenas 17 dias de preparação para a estreia no Estadual e que pode ser ainda mais prejudicada pela ausência do treinador no dia a dia. "Claro que está situação não é a ideal, mas temos que nos adequar e montar o planejamento nestas condições. Acredito que na próxima semana poderemos sentar e junto a diretoria traçar o caminho para 2020". apontou o treinador. O Londrina começa a sua trajetória no Estadual no dia 19 de janeiro contra o PSTC, no estádio do Café.

Saiba mais sobre o LEC