O técnico Paulo César Gusmão aposta em uma reconstrução rápida do time do Londrina para reagir na Série B. O novo comandante alviceleste iniciou o seu trabalho na terça-feira (30) e já quer dar uma cara diferente para a equipe no confronto com o Sport, no domingo (4), no estádio do Café.

De volta ao clube, após uma passagem entre 2021 e 2022 como coordenador técnico, Gusmão ressaltou o fato de conhecer boa parte dos profissionais que estão no LEC como um fator positivo para recolocar a equipe no caminho das vitórias. O conhecimento do dia a dia do CT da SM Sports também foi preponderante para aceitar o convite para retornar ao cargo de treinador, que não exercia desde 2018.

"Nos últimos anos fiquei em uma área de gestão técnica que no Brasil ainda não está totalmente desenvolvida. O fato de estar desempregado e de conhecer todas as pessoas que estão aqui, o elenco, me incentivou a aceitar o convite do Londrina. Estou muito feliz e motivado para que a gente possa fazer uma grande construção de um novo ciclo", frisou o treinador em sua primeira entrevista coletiva, no CT da SM Sports.

PC Gusmão será o quinto técnico do Londrina em 2023, mas se mostrou tranquilo quanto à rotatividade no comando que se tornou uma marca do clube nos últimos anos. "Isso não é exclusividade do Londrina, no Brasil está assim, o futebol está assim. Quem está nesta posição no futebol tem que saber que está sujeito a tudo e a interrupção de um trabalho acaba sendo um processo natural", ressaltou.

Desafio

PC Gusmão se mostrou muito confiante em uma reação do Londrina na Série B e lembrou de quando chegou ao clube na reta final do Brasileiro de 2021. Na oportunidade, Gusmão começou a trabalhar faltando apenas três rodadas para o fim da competição e o LEC na zona do rebaixamento. "O desafio em 2021 foi muito maior. Conseguimos realizar o trabalho ao lado do Márcio (Fernandes), recuperamos o time e nos mantivemos na Série B", pontuou. "O momento da competição agora exige um diagnóstico bem preciso para as tomadas de decisão para que os resultados aconteçam. Mesmo distante vinha acompanhando tudo que acontecia no Londrina, até pela minha proximidade com o Sérgio (Malucelli)".

O novo treinador alviceleste elogiou o elenco e ressaltou a experiência do grupo, com vários jogadores que já conseguiram acesso para a Série A, como o goleiro Lucas Frigeri, o zagueiro Xandão, o atacante Paulinho Moccelin, entre outros. Gusmão afirmou que confia na recuperação por conhecer bem o elenco e pelo que viu nos jogos da equipe até aqui no Brasileiro.

"A minha esperança vem da convicção no trabalho, do grupo que temos aqui e na possibilidade de reforçarmos este elenco na janela de julho. É um processo de reconstrução dentro de uma competição difícil, mas acredito que podemos reverter isso", concluiu.

O Londrina ocupa a 14ª colocação na Série B, com 10 pontos. O Sport é o nono colocado, com 14 pontos, mas só disputou sete jogos, dois a menos que a maioria das equipes.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link