Imagem ilustrativa da imagem Germano toma primeiras medidas como dirigente do LEC
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Apesar de ter assumido somente na semana passada o cargo de dirigente no Londrina, o agora ex-jogador Germano já está dando os primeiros passos e tomando as medidas iniciais no time alviceleste. O foco do novo executivo de futebol do clube está na montagem do elenco e no entendimento do perfil de trabalho que o técnico Alemão quer implementar em seu retorno.

Segundo Germano, o momento é de analisar o mercado da bola para possíveis contratações, que serão baseadas nas duas competições que a equipe vai disputar no primeiro semestre: Paranaense e Copa do Brasil. “As decisões já estão em andamento. Estou analisando a instituição em relação à tomada de decisão, à visão que nós temos de planejamento para seguir neste primeiro semestre”, destacou.

Germano afirmou que os reforços que virão serão pontuais e a partir das expectativas do treinador. “Estamos entendo a filosofia que o Alemão vem implementar dentro do clube para termos a direção em relação à contratação de atletas. Traremos como prioridade alguns setores para que venham suprir a necessidade e ausência na função dentro de campo, para que depois possamos ter um tempo maior para poder fortalecer o elenco”.

PRIMEIRO REFORÇO

Para este começo de temporada o LEC deverá trazer de cinco a seis atletas e com posições bem definidas: zagueiro, lateral-esquerdo, volante, meia e atacantes de beirada. O primeiro, inclusive, fechou com o Tubarão neste fim de semana. De acordo com agências de notícias, o Palmeiras acertou o empréstimo do atacante Gabriel Barbosa até o final do ano. A diretoria alviceleste ainda não confirma oficialmente a contratação.

O atleta de 20 anos iniciou a carreira no Desportivo Brasil, de São Paulo, sendo contratado pelo alviverde em 2016, para as categorias de base. Acumulando passagens pelo Shandong Luneng, da China, e Spal, da Itália, é conhecido por atuar no lado direito do campo. No ano passado entrou em campo 11 vezes pelo sub-20 do Palmeiras, marcando dois gols.

Outro jogador que está na mira do Londrina é Julio Rusch, do Coritiba. O clube tenta o empréstimo do volante. A ida do goleiro César para a capital do Estado poderá facilitar a vinda do atleta, que no ano passado jogou no Figueirense. O executivo de futebol do LEC não descartou a saída de mais jogadores que se apresentaram. “Todos têm contrato. Qualquer proposta e interesse que venham de algum clube iremos analisar. Que seja bom para o atleta e para o Londrina”, avisou.

FINANCEIRO LIMITADO

Com o Alviceleste passando por um momento de reestruturação, um desafio para montar o time está no financeiro enxuto. O orçamento neste início de ano está menor do que em temporadas anteriores. Nenhuma emissora de TV aberta comprou os direitos de transmissão das partidas do Paranaense, que foram adquiridas pela plataforma de streaming DAZN. O Tubarão irá receber R$ 370 mil de cota.

“É lógico que isso acaba refletindo no limite de atuação dentro do mercado. Todos os atletas que viermos a iniciar uma negociação pela vinda, primeiro queremos saber deles se há interesse em aceitar as condições que o clube vive hoje. É o Londrina na questão financeira, salários, de um elenco jovem, de um projeto que inicia promissor. Precisamos de jogador e não simplesmente trazer alguém para suprir uma posição”, elencou Germano.

O LEC marcou dois jogos-treino com o Operário em preparação para o Estadual. Serão nos dias 8 e 11, em Londrina e Ponta Grosa, respectivamente. Em princípio, somente a imprensa terá acesso. A estreia no Paranaense vai ocorrer em 19 de janeiro, quando o Tubarão receberá o PSTC, no estádio do Café.

‘Sei que a função vai exigir muito’

Pendurando as chuteiras aos 38 anos e após uma carreira de duas décadas como jogador, Germano acredita que a experiência e liderança dentro das quatro linhas vão ajudar na fase dirigente, em especial para enfrentar as cobranças. “Sei que a função vai exigir muito, cobrança do torcedor, por parte da imprensa, dentro do clube. Decidi viver este momento e passar por isso também. Estou preparado e vou continuar me preparando”, afirmou.

Natural de São Pedro do Iguaçu, no Oeste do Estado, iniciou a carreira como atleta profissional em 2001, no Londrina. Chegou como meia, porém, se transformou em volante. Atuou no Gama-DF, Ceará, São Caetano, Vila Nova-GO, Atlético-MG, Cerezo Osaka, do Japão, e Santos. Voltou ao LEC em 2013, quando foi emprestado ao Coritiba, onde ficou dois anos até retornar em definitivo. “Foram anos intensos e procurei deixar tudo dentro de campo”, valorizou.

Apesar de agora ser dirigente, Germano não descarta a possibilidade uma partida de despedida e pelo Londrina. “O Sérgio (Malucelli, gestor) deixou em aberto para que houvesse um jogo no início do Paranaense. No entanto, preciso de uma intensidade na função e não conseguiria neste momento conciliar ambas as questões. Deixamos em aberto. Se lá na frente houver possibilidade vamos fazer, caso contrário, muito obrigado.”

mockup