Uma força-tarefa quer preparar o Estádio do Café para a estreia do Londrina em casa, no dia 25 de janeiro, contra o Coritiba. O último jogo do clube no estádio foi no dia 17 de novembro de 2023, quando perdeu por 1 a 0 para o Novorizontino, pela Série B.

Em dezembro, o Café foi palco do show do Titãs e a grama recebeu um piso especial de proteção, para evitar danos no gramado. Nesse mesmo período, foram feitas aplicações de um produto para combate às pragas, além de outros cuidados.

O tema foi debatido em uma reunião entre o presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Marcelo Oguido, a diretoria executiva e gestores do LEC, e empresários na quinta-feira (4). Foi nessa ocasião que foram discutidas as melhorias para este ano.

“A reunião foi muito importante. Eles vieram ver as condições do gramado e do estádio. O estádio é muito antigo, tem toda sua edificação antiga. Dentro do possível, junto com os poderes público e privado, vamos tentar um conforto maior para o torcedor e o jogador”, diz Oguido.

O presidente também ressalta que, devido à proteção utilizada, o show não afetou o gramado. O problema mesmo foram as pragas que atacam a grama.

“Tem muita praga no gramado e a gente teve que fazer essa ação. Estamos correndo contra o tempo agora e dependendo dessa grama pegar”, acrescentando que a reforma do campo já era programada. "O show foi no dia 8 [de dezembro] e no dia 13 o pessoal estava aqui. Inclusive, pulverizaram o gramado antes da montagem do palco, para ir pegando o remédio. A gente tentou, estamos tentando, às vezes fica feio para ficar bonito."

ESTREIA À VISTA

Oguido reforça que seu pedido foi para que estádio pudesse ser utilizado no dia 25, “mas ocorreram alguns atrasos e nossa preocupação agora é resolver essa situação o mais rápido possível”. São menos de 20 dias para deixar o campo apto para o futebol.

Para além da reforma do gramado, devem ser feitas melhorias na iluminação, nos banheiros e bares do Estádio do Café. Também estão previstas ações de entretenimento com o torcedor. Questionado sobre a relação com a nova gestão do Tubarão, Oguido diz que “está muito saudável”.

PLANTAS DANINHAS

O engenheiro agrônomo Denis Renaux, da Grasstecno, empresa responsável pela manutenção do gramado, afirma que o serviço que está sendo feito hoje é realizado a cada seis meses.

“É a descompactação do gramado, a fertilização, o nivelamento com areia e o controle de plantas daninhas. Um trabalho diferente que está sendo feito agora é a troca da grama onde havia invasoras. Essa grama está sendo plantada hoje [sexta, 5] e amanhã [sábado, 6]”, explica.

Renaux diz que, se o gramado for irrigado diariamente, pode ficar pronto até dia 25.

LONDRINA ACOMPANHA

O LEC afirmou que "a diretoria do Londrina e integrantes da Squadra Sports participaram da vistoria técnica no Estádio do Café, nessa quinta-feira (4). O clube está acompanhando o trabalho da Fundação de Esportes de Londrina na preparação do estádio para a temporada 2024".