Roberto Fonseca está consciente da difícil missão que tem à frente do Londrina para livrar o clube da queda para a Série C. O treinador, no entanto, mantém a confiança e prega que o Tubarão tem que encarar cada jogo daqui para frente como uma decisão e pensar em uma partida de cada vez. A começar pelo confronto com o Ituano, nesta quinta-feira (14), no estádio do Café, às 18h30.

Roberto Fonseca no treino desta terça-feira, no Café: técnico quer clima de decisão contra o Ituano, quinta
Roberto Fonseca no treino desta terça-feira, no Café: técnico quer clima de decisão contra o Ituano, quinta | Foto: Gustavo Andrade/Londrina EC

"Temos que subir degrau por degrau. Desde a minha chegada tenho conversado com os jogadores que vamos trabalhar jogo a jogo. Não adianta você pensar no longo prazo, pensar em uma pedra maior e acabar tropeçando em uma menor", frisou Fonseca na sua primeira entrevista coletiva, na tarde de terça-feira (12), no estádio do Café, onde o time realizou o treinamento.

Fonseca retorna ao Londrina pela sexta vez e já dirigiu a equipe em 61 partidas. Com a experiência de quem viveu inúmeros desafios ao longo da carreira, o treinador não se assusta com a situação do Alviceleste e prega confiança para reverter o quadro no Brasileiro. "Já peguei diversas situações assim, dificílimas. Em Campeonato Paulista, Brasileiro. Em São Paulo cheguei até a ser rotulado de treinador que salva times em situações complicadas", comentou. "E não poderia fugir do chamado do Londrina. Chego com o mesmo entusiasmo, sabendo de todas as dificuldades, mas vamos fazer de tudo para reverter o quadro".

O Londrina é o penúltimo colocado da Série B, com 20 pontos, oito a menos que o Sampaio Corrêa, primeiro time fora da zona do rebaixamento. O Ituano tem 32 pontos e ocupa a 13ª colocação. O time paulista está bem distante do LEC, mas não vence há duas partidas e tem como meta chegar logo aos 45 pontos e não correr mais nenhum risco de queda.

"Se quisermos segurar o Ituano em uma possível briga ainda na parte de baixo precisamos vencer. Já falei com os jogadores que não tem dor, não tem cartão, não tem contusão. Temos que pensar que esta partida é uma decisão e levar este clima para o jogo", apontou o treinador alviceleste.

Apesar da campanha ruim, Roberto Fonseca elogiou o elenco e lembrou de alguns jogadores que tiveram ótimas atuações na Série B de 2018 como João Paulo, Paulinho Moccelin, Moisés e Higor Leite. Naquele ano, Fonseca assumiu o LEC na virada do turno dentro da zona do rebaixamento e o time terminou a competição na oitava colocação.

"O Londrina tem um grupo que era para estar em uma posição muito acima na tabela. Vários problemas foram se acumulando ao longo do ano, mas o elenco tem boas peças. Muitas vezes a carga emocional pesa e isso atrapalha. O que temos feito nestes primeiros dias é justamente tirar este peso deles", frisou.

Opções

Para a partida de quinta-feira, Roberto Fonseca contará com o retorno do zagueiro Rafael Vaz e do atacante Paulinho Moccelin, que estavam suspensos. Por outro lado, o volante Fabrício Baiano está fora e deve ficar pelo menos um mês no departamento médico. O jogador sofreu uma torção no joelho na partida contra o Ceará.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link