Faltando sete jogos para o fim da Série B, o torcedor alviceleste começa a pensar no futuro do Londrina. Seja na Segundona ou na Série C, o clube deve passar por uma profunda reformulação, e a figura do técnico Roberto Fonseca pode fazer parte desse processo.

Hoje o Londrina está estacionado na vice-lanterna com apenas 24 pontos, a dez do primeiro time fora da zona de rebaixamento, a Ponte Preta, que soma 34. No próximo domingo (15), o Tubarão enfrenta o Avaí, que tem 33 pontos e também luta pela permanência.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (11), Fonseca afirmou que o LEC passa por um momento delicado e de decisão em vários segmentos. Em resumo, ainda não teve tempo de pensar e planejar “uma coisa que ainda não sabemos”.

“Claro que a gente tem uma noção, hoje é um momento delicadíssimo, mas nós temos ainda a intenção dessa permanência. Em cima disso, não temos como direcionar, porque se você estiver em uma divisão é uma coisa; se tiver em outra, de repente a parte de orçamento, de tudo que pode acontecer dentro do Londrina, acaba ficando em um segundo plano em que temos uma decisão iminente e cada vez mais próxima da gente definir o futuro do Londrina na Série B”, disse.

O técnico está tendo tempo para preparar o time visando a reta final da competição. A última partida - a derrota por 2 a 0 para o Mirassol - foi no dia 3 de outubro. Nesse período, o elenco sofreu quatro baixas: Moisés Gaúcho, Diego Jardel, Lucas Coelho e Vinícius Jaú. Em contrapartida, jogadores da base subiram para reforçar o time principal, como é o caso do centroavante Brandão, que foi artilheiro do Paranaense sub-20 com 21 gols. “Eu tenho que dar 100% em campo”, resumiu o jogador, que tem Adriano Imperador e Ronaldo Fenômeno como referências.

“Nós viemos de jogos em uma sequência grande, com pouco tempo, e agora tivemos mais tempo. A parte física, de recuperar o atleta desgastado, conseguimos fazer bem. Agora é procurar fazer psicologicamente e taticamente para que a gente leve dentro de campo esse jogo tão importante na vida do Londrina”, ressaltou o treinador.

Inclusive, Fonseca garantiu que vai continuar dando chances para os jogadores da base do clube. Afinal de contas, esse é o momento de tentar um “fôlego novo”, como ele diz, buscando incentivar os atletas.

“Acredito que temos que dar essas oportunidades. E aqueles que saíram, infelizmente, por bem ou mal, em circunstâncias de tudo que aconteceu, acabaram não ajudando nesses últimos jogos, não estavam participando. E eles têm que dar continuidade na vida profissional de cada um”, apontou o técnico.

‘DAR O MEU MELHOR’

Questionado sobre a temporada do Londrina, que caminha para o segundo rebaixamento em um intervalo de quatro anos, o técnico lembrou que o clube buscou o acesso na Série C de 2020 e foi campeão estadual em 2021.

“Essa oscilação é que nós temos que pensar para não acontecer no Londrina. Eu não gostaria de falar daquilo que estava antes de mim, vou estar comentando de profissionais que passaram, técnicos e atletas”, afirmou Fonseca, que já assumiu o LEC em situação delicada. “Pode ter certeza de que eu tenho procurado dar meu melhor. A importância da divisão, de tudo que cerca essa série para o Londrina, é muito forte”.