Primeiro clube do Paraná a conquistar um título brasileiro - a Taça de Prata (ou Série B) de 1980 -, o Londrina Esporte Clube completou em 2022 40 anos de sua última disputa da Série A do Brasileirão. A última participação do Tubarão na elite nacional foi na edição de 1982. O LEC havia garantido a vaga por ter sido o campeão paranaense de 1981. E o time não fez feio na chamada Taça Brasil: terminou a competição em 15º lugar entre 44 participantes. O ponto alto da campanha alviceleste foi a vitória por 3 a 1 de virada sobre o Botafogo, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, pela segunda fase.

Classificado para a terceira fase, o Londrina acabou eliminado no mate-mata para o Santos. No primeiro jogo, no estádio do Café, dia 28 de março, houve empate por 0 a 0, diante de 31 mil pagantes. Por ter tido melhor campanha na fase anterior, o Peixe jogava por dois empates. No jogo da volta, em 31 de março, na Vila Belmiro, o alvinegro praiano venceu por 1 a 0 e ficou com a vaga.

Narrado em quatro episódios, o podcast "LEC - 40 anos fora da Série A", produzido pelo editor de Esporte da FOLHA, Diego Prazeres, conta detalhes daquela campanha, avalia o impacto econômico que o retorno do LEC à Série A do Brasileiro traria para a cidade, o quanto o próprio Londrina ganharia em valor de mercado estando novamente na elite, no momento em que o clube discute sua transformação em SAF (sociedade anônima), e traz entrevista exclusiva com o técnico Adilson Batista, que fez o torcedor sonhar com o acesso neste ano, quando o Tubarão terminou a Série B em 9º lugar. O primeiro episódio vai ao ar neste sábado (31). O podcast pode ser ouvido no Spotify e outros canais de áudio em streaming de sua preferência.