O técnico Márcio Fernandes inicia nesta quinta-feira (15) o seu trabalho à frente do Londrina e tem como missão tirar o clube da zona do rebaixamento. O treinador chegou à cidade na noite de quarta-feira e fará a sua estreia no jogo de sábado (17) contra o Goiás, na Serrinha, em Goiânia.

Imagem ilustrativa da imagem Fernandes terá que dobrar aproveitamento do LEC para escapar da queda
| Foto: Ricardo Saibun/Agif/Folhapress

Com apenas sete pontos e uma única vitória em 11 rodadas, o Tubarão tem a pior campanha da Série B, com 21% de aproveitamento. Para alcançar o objetivo de evitar a queda para a Série C, Fernandes terá mais do que dobrar o aproveitamento alviceleste na competição.

O LEC vai disputar mais 27 jogos no Brasileiro – 81 pontos – e para alcançar ao menos 44 pontos, pontuação média para evitar a queda, terá que conquistar mais 37, ou seja, precisará de um aproveitamento de 45% daqui até o final da competição.

Leia mais sobre o LEC

Nas últimas três edições nenhuma equipe que somou 44 pontos correu risco de queda. A linha de corte em 2020 e 2019 foi de 39, pontuação alcançada pelo 17º colocado, em razão do equilíbrio do Brasileirão. No entanto, em 2017, o Luverdense foi rebaixado com 44.

“Acredito no nosso grupo e já fizemos grandes jogos nesta Série B, mas a bola não entrou e não vencemos. A situação é incômoda para todos e temos nos cobrado muito. Sabemos da nossa capacidade e com trabalho e unidos vamos sair desta condição”, frisou o capitão Marcondes após a derrota para o Operário, terça (13), a quarta seguida na competição.

O novo comandante vai ganhar reforços, que devem chegar no início da próxima semana. O Londrina tem como prioridade um zagueiro, um lateral, um meia e mais um atacante.

Na mesma proporção que vai contratar, o Alviceleste irá reformular o elenco e alguns atletas serão liberados nos próximos dias. O primeira a sair deve ser o meia Adenílson, que teria uma proposta do futebol asiático e já pedido a diretoria para deixar o clube.

Perfil

Márcio Fernandes foi o escolhido pelo LEC por estar disponível no mercado e por se encaixar no perfil técnico e financeiro do clube. O treinador tem se notabilizado por conseguir resultados rápidos ao comandar clubes em situações desfavoráveis.

Em 2020, assumiu o Vila Nova no quadrangular final da Série C e levou o time goiano ao título. Havia sido campeão da terceira divisão também em 2015 pelo Vila. Ficou 17 jogos no comando e foi demitido após a segunda rodada do Campeonato Goiano deste ano.

Em seguida, assumiu o Santo André na reta final do Paulistão e evitou a queda da equipe do ABC para a Série A-2. No entanto, em 2020, não conseguiu evitar o rebaixamento do Treze-PB na Série C.

Aos 59 anos, Fernandes foi jogador do Santos e também trabalhou como técnico na Vila Belmiro, em 2008. Será o quarto treinador do LEC em 2021, após os trabalhos de Alemão, Silvinho Canuto e Roberto Fonseca.

A partir de 2018, após o fim da era Claudio Tencati, o Londrina tem se notabilizado por inúmeras trocas de treinadores. Neste período de menos de quatro anos já passaram pelo clube oito treinadores: Ricardinho, Marquinhos Santos, Sérgio Soares, Roberto Fonseca, Alemão, Claudio Tencati, Mazola Júnior e Silvinho Canuto. Sendo que Alemão, Fonseca e Silvinho dirigiram o clube por mais de uma vez nestas últimas quatro temporadas.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link