Seguindo uma tendência nacional, a FPF (Federação Paranaense de Futebol) suspendeu o Campeonato Paranaense por tempo indeterminado na tarde de segunda-feira (16), em razão da pandemia do coronavírus. Sem uma definição em relação ao calendário, o Londrina liberou todos os jogadores e marcou o retorno aos treinos para o dia 1º de abril.

Imagem ilustrativa da imagem Federação suspende Paranaense e LEC libera elenco
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

A FPF atendeu a uma recomendação do Ministério da Saúde para evitar o risco de propagação e contaminação em massa pelo Covid-19. A decisão vai de acordo também com a CBF, que suspendeu todas as competições nacionais em andamento. No domingo (15), a última rodada da primeira fase do Estadual foi disputada com portões fechados.

Com a suspensão, os jogos das quartas de final do Paranaense não têm uma nova data para serem realizados. Os confrontos definidos são Coritiba x Paraná, FC Cascavel x Rio Branco, Athletico x Londrina e Operário x Cianorte. Os jogos de ida desta nova fase estavam programados para o próximo final de semana.

A primeira federação a suspender o seu estadual foi a Mineira, que ainda no domingo determinou o adiamento da competição. Ao longo de toda segunda-feira, diversas outras federações tomaram o mesmo caminho. Até o início da noite de ontem, estavam suspensos os seguintes estaduais: Gaúcho, Catarinense, Paulista, Carioca, Mineiro, Alagoano, Paraense e Sergipano.

Outros torneios seguem com jogos agendados, mas com portões fechados e sem a presença de público: Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraíba.

LEC

Diante da suspensão do Paranaense e da indefinição de como ficará o restante do calendário 2020, o Londrina decidiu liberar o elenco profissional dos treinamentos. A reapresentação está marcada para o dia 1º de abril. Neste período, o CT da SM Sports ficará fechado e, por isso, os jogadores das categorias sub-19, sub-17 e sub-15 também estão dispensados. O LEC vai suspender ainda neste mesmo período as atividades das escolinhas, que funcionam no estádio VGD. O objetivo do clube é que jogadores e funcionários não fiquem expostos ao coronavírus.

Outros clubes paranaenses também seguiram este caminho. Athletico, Coritiba e Paraná informaram que os atletas estão liberados, assim como os funcionários, que em alguns casos vão trabalhar em sistema home office. O Operário liberou os jogadores até o dia 23.

NA EUROPA

Imagem ilustrativa da imagem Federação suspende Paranaense e LEC libera elenco
| Foto: FOLHA ARTE