Encabeçada pelo LEC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Nova equipe incorporada ao projeto comandado por Guilherme Bellintani é o Conquista FC da Bahia; Empresa garante maiores investimentos no Tubarão
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 05 de dezembro de 2024
Nova equipe incorporada ao projeto comandado por Guilherme Bellintani é o Conquista FC da Bahia; Empresa garante maiores investimentos no Tubarão
Lucio Flávio Cruz
A Squadra Sports segue ampliando o número de clubes a integrar o seu projeto esportivo, que é encabeçado pelo Londrina. Denominada primeira plataforma multiclubes do futebol brasileiro, a empresa gerencia agora também o Conquista Futebol Clube (BA).
Após comprar 90% das ações da SAF do LEC, a empresa, criada por Guilherme Bellintani, inspirada no projeto do grupo City, que controla o Manchester City e o Bahia, entre outros times, adquiriu 85% da SAF do Linense, e passou a administrar o departamento de futebol do Ypiranga (BA), do VF4 (PB) e recentemente do Conquista, da cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Leia mais
LEC promete até 15 reforços para o Paranaense
"Há uma subdivisão de investimentos e direcionamento dentro da plataforma. Londrina e Linense na cabeça da pirâmide, com equipes profissionais, enquanto os outros três voltados mais o trabalho de base", frisou o diretor técnico da Squadra Sports, Dado Cavalcanti.
O LEC atualmente conta com a equipe principal, sub-20, sub-17, além da Londrina Academy, a escolinha do clube. Em 2025, a promessa é que o Londrina contará também com o time sub-15.
"O nosso trabalho dentro do projeto é para que haja um trânsito normal de jogadores entre os clubes da plataforma, de acordo com a necessidade de cada um. Com Londrina e Linense recebendo os maiores investimentos e nos demais endereçados ao trabalho de revelação, de busca de talentos", afirmou Cavalcanti.
O executivo de futebol do LEC, Lucas Magalhães, fez questão de ressaltar que o Londrina continua sendo o principal clube dentro da Squadra Sports e, consequentemente, o que mais receberá investimentos.
"Quanto à questão de hierarquia dentro da plataforma, o torcedor pode ficar tranquilo que o Londrina é o principal clube da Squadra. Isso, inclusive, está no contrato de acionistas da SAF. Então, por força de contrato, por obrigação e por vontade nossa também, o LEC é o principal clube e vai continuar sendo", ressaltou o dirigente.
No ano que vem, o Londrina disputará o Campeonato Paranaense e a Série C. Já o Linense, não tem calendário nacional e jogará a Série A2 do Campeonato Paulista.
Aprendizado
Na entrevista coletiva da última terça-feira (3), Dado Cavalcanti afirmou que a disputa da última Série C do Brasileiro trouxe grandes aprendizados ao Londrina para que o clube se fortaleça em busca do acesso no ano que vem.
O diretor técnico ressaltou que um dos pontos a melhorar é o desempenho dentro de casa. O LEC teve apenas a 11ª melhor campanha entre os 20 participantes como mandante.
"A competição nos ensinou muito, mas o estudo aprofundado que fizemos dela após o encerramento nos trouxe ainda mais conhecimento da competição", comentou. "A volta ao VGD, do ponto de vista estratégico desportivo, pode ser muito importante para nós levando em conta o que aconteceu em 2024."
Para Cavalcanti, um dos acertos do clube foi a janela de contratações após o Paranaense, que fortaleceu o elenco para o Brasileiro.
"Acertamos muitas contratações e vamos manter este planejamento para 2025. Desta vez, não iniciaremos do zero. Mantivemos o treinador, alguns jogadores que se destacaram e isso eu considero como reforços importantes", apontou.