A última rodada do grupo B da Série C promete fortes emoções. A histórica goleada de 8 a 1 do Volta Redonda sobre o então líder Brusque, no interior de Santa Catarina, somada à vitória fora de casa do Ypiranga sobre o Ituano (2 a 1), bagunçou o G4. Ainda assim, a disputa pelas quatro vagas à segunda fase segue reduzida aos mesmo cinco times que iniciaram a 17ª rodada no páreo.

O Brusque acumulou o sexto jogo seguido sem vitória e caiu da primeira para a terceira posição, enquanto o Tombense, que era o vice-líder, está em quinto após a derrota de virada para o Londrina, o novo líder do grupo. O Ypiranga é o segundo, e o Ituano, o quarto.

A penúltima rodada ainda decretou o rebaixamento do Boa Esporte, que perdeu em casa o confronto direto com o São Bento (1 a 0), e segue em último. Com 14 pontos, o time mineiro não pode mais alcançar o Criciúma, primeiro time fora da zona do rebaixamento, que soma 18.

O Tigre, por sinal, corre sério risco de ser o segundo rebaixado do grupo. Sem vencer há sete rodadas (a última vitória foi sobre o Londrina, em outubro), o Criciúma perdeu para o São José em Porto Alegre (2 a 0) e está a apenas um ponto do São Bento, o penúltimo colocado. Para escapar da degola, o time catarinense – que iniciou o campeonato como um dos candidatos ao acesso à Série B - terá que vencer o Brusque em casa. Se empatar ou perder, precisará torcer para o São Bento não derrotar o Ituano em Sorocaba.

GRUPO A

Já no grupo A, a penúltima rodada definiu os quatro classificados à segunda fase: Santa Cruz, Remo, Paysandu e Vila Nova, que ocupam, nesta ordem, as primeiras posições. Com 36 pontos, o tricolor pernambucano já assegurou o primeiro lugar. Remo (30), Paysandu (28) e Vila Nova (28) jogarão na última rodada para definir as demais posições. Remo e Paysandu farão o clássico paraense, enquanto o Vila Nova receberá o Jacuipense-BA em Goiânia.

Na parte de baixo da tabela, o Imperatriz-MA, que tem apenas 1 ponto, já estava rebaixado. A última rodada definirá quem será o outro time do grupo a disputar a Série D em 2021: Treze ou Botafogo-PB. Os rivais paraibanos farão o duelo de vida ou morte em João Pessoa. O Treze está em 9º, com 18 pontos, um a menos do que o Belo, que é o 8º e se livra com um empate.