Depois de 545 dias, o Londrina volta a campo por um jogo da Série B. O confronto com o Brasil, em Pelotas, nesta sexta-feira (28), às 16h, no estádio Bento Freitas, marca o retorno do Alviceleste à segunda divisão do Campeonato Brasileiro depois do rebaixamento há dois anos.

Artilheiro do LEC na temporada, com cinco gols, Safira formará o ataque com Douglas Santos e Salatiel
Artilheiro do LEC na temporada, com cinco gols, Safira formará o ataque com Douglas Santos e Salatiel | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Desde o último jogo na Série B de 2019, em 30 de novembro – vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, no estádio do Café, mas com a queda já confirmada -, o torcedor alviceleste não via a hora do time voltar à competição do segundo escalão nacional.

Para o alívio da torcida, a passagem pela Série C foi rápida e quis o destino que o retorno à Série B ocorresse justamente contra o treinador que proporcionou grandes alegrias ao clube na competição. Hoje comandante do Brasil, Claudio Tencati levou o Tubarão a ótimas campanhas em 2016 e 2017. Nas duas oportunidades, o acesso bateu na trave, algo que o LEC quer buscar este ano.

Londrina e Brasil chegam em momentos opostos para esta estreia. Após começar mal o Paranaense e flertar com o rebaixamento, o Tubarão reagiu, engatou vitórias seguidas e está na semifinal do Estadual. Inicia a Série B com seis jogos de invencibilidade.

Leia mais sobre o LEC

Já o time de Pelotas terminou apenas em nono lugar o Campeonato Gaúcho – três pontos acima da zona do rebaixamento – e chega pressionado para o começo do Brasileiro.

“A estreia é sempre uma ansiedade para todos. Estamos em um momento de transição do Paranaense para a Série B, mas a recuperação nos jogos decisivos do Estadual, contra adversários fortes, nos deu confiança e esperamos começar bem o Brasileiro”, ressaltou o técnico Roberto Fonseca.

Formação

O treinador alviceleste relacionou sete reforços para a estreia em Pelotas – o único que não viajou foi o volante Gabriel Furtado. No entanto, Fonseca fará poucas alterações em relação à vitória por 3 a 0 sobre o Cianorte.

As novidades devem ser as estreias de Talison na lateral-direita e Tárik no meio-campo. Augusto, Ricardo Luz, Mossoró, Caprini e Tiago Orobó ficarão como opção no banco de reservas.

Outra mudança será na lateral-esquerda. Com uma lesão na coxa, Luiz Henrique foi vetado e Felipe Vieira, que não joga desde abril, entra no seu lugar.

O zagueiro Lucas Costa garante que todo o elenco está focado para fazer uma grande campanha no Brasileiro. “A gente sabe que a Série B é uma competição diferente, mais longa e com muitas viagens. Vamos continuar fazendo o que vimos fazendo no Paranaense e tentando melhorar sempre”, afirmou.

Assim como o LEC, o Brasil fez várias contratações, mas poucos estarão à disposição de Tencati para a primeira partida. O veterano volante Denilson ainda não tem condições físicas para jogar e nomes como os atacantes Ramon e Fabrício devem ficar no banco.

FICHA TÉCNICA

BRASIL

Matheus Nogueira; Vidal, Leandro Camilo, Ícaro e Artur; Rômulo, Bruno Matias e Paulo Victor; Neto, Matheuzinho e Júnior Viçosa. Técnico: Claudio Tencati

LONDRINA

César; Talison, Marcondes, Lucas Costa e Felipe Vieira; Tárik, Matheus Bianqui e Adenílson; Douglas Santos, Safira e Salatiel. Técnico: Roberto Fonseca

Árbitro: Djonaltan Costa de Araújo (PA)

Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas

Horário: 16h

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link