Adenílson puxou a reação alviceleste
Adenílson puxou a reação alviceleste | Foto: Gustavo Oliveira - Londrina Esporte Clube

Uma noite para ficar gravada na história. No estádio Olímpico Colosso da Lagoa, no Rio Grande do Sul, o segundo confronto do Londrina pela Série C do Brasileiro teve de tudo, mas no final foi o time londrinense que sagrou-se vitorioso, fazendo 3 a 2 em cima do Ypiranga, neste domingo (20). O Tubarão saiu atrás por dois gols de diferença e só conseguiu a virada após o “tempo fechar”, três jogadores e até o técnico da equipe gaúcha serem expulsos. Os gols alvicelestes foram marcados por Adenílson, Samuel Gomes e Igor Paixão, o último aos 50 minutos do segundo tempo.

Foi o primeiro triunfo do LEC fora de casa na competição, deixando o azul e branco na vice-liderança do Grupo D, com os mesmos quatro pontos do líder Remo, que leva a melhor no saldo de gols depois de vencer o Paysandu por 3 a 1. O próximo desafio será sábado (26), contra o Paysandu, no Mangueirão.

ERROS DA DEFESA

O Tubarão teve um início de duelo desastroso. Aos 11 minutos, Caprini saiu da marcação de Alan Cardoso, Jeferson foi tirar e escorregou e o atacante finalizou em direção ao gol. A bola ainda desviou em Marcondes para deslocar Dalton e parar no fundo do gol. Dois minutos depois, o segundo gol dos gaúchos. Em vacilo de Jeferson, que tentou fazer a proteção para a bola sair pela linha de fundo, Caprini roubou e mesmo sem ângulo conseguiu marcar.

Celsinho teve a chance de diminuir a desigualdade no placar, porém, Deivity fez boa defesa. O LEC foi beneficiado com a expulsão do lateral Muriel, que levou dois cartões amarelos e, por consequência, o vermelho. Com a intenção de deixar a equipe mais ofensiva, Alemão promoveu trocas na metade do jogo e colocou Igor Paixão e Danilo nas vagas de Carlos Henrique e Marcel, respectivamente. As mudanças surtiram pouco efeito.

DESCONTANDO

Após tirar um centroavante, o técnico do LEC voltou do intervalo com outro: Junior Pirambu substituiu Celsinho. Mais ligado na partida, o azul e branco assustou o adversário com menos de um minuto com Igor Paixão, que mandou uma bomba por cima da trave. Aos 20 minutos o árbitro sinalizou pênalti em cima de Samuel Gomes, que foi derrubado na pequena área por Zé Mário. Adenílson converteu e reacendeu a esperança por uma reação.

SHOW DE HORRORES

No lance seguinte, Gedeílson foi agredido por Zé Mário com uma cotovelada e o jogador do Ypiranga acabou expulso. O cartão vermelho desencadeou uma confusão generalizada, com atletas do Canarinho partindo para cima do árbitro Gilberto Rodrigues Castro, que chamou a presença da Polícia Militar. O jogo ficou parado por cerca de seis minutos e mais um atleta do clube do Rio Grande do Sul, Neto Pessoa, foi mandado para o vestiário mais cedo. O técnico Celso Teixeira também foi expulso.

VIRADA

Apesar de Gedeílson ter sido derrubado dentro da área, a arbitragem não indicou penalidade máxima a favor do Londrina. Com a vantagem numérica, o Tubarão foi para o ataque. Junior Pirambu e Alan Cardoso chutaram para fora e desperdiçaram. Vendo um Ypiranga acuado, o Alviceleste conseguiu deixar tudo igual aos 48 minutos. Após cruzamento, Samuel Gomes apareceu e de cabeça fez o dele.

Na sequência coube a Igor Paixão a missão de selar o resultado. O atacante aproveitou rebote de Deivity para mandar uma bomba no gol, no finalzinho.

GRUPO C

No outro grupo, o Vila Nova venceu o Santa Cruz, no fim de semana, por 2 a 1, jogando no Arruda. O Tigre é o segundo colocado, com três pontos. A liderança é do Ituano, que nesta segunda-feira (21) recebe o Brusque. Melhor classificado da primeira fase, o Santa Cruz está na última posição, somando apenas um ponto.

FICHA TÉCNICA

NO RIO GRANDE DO SUL

Ypiranga 2 – Deivity; Muriel, Reinaldo, Kanu e Zé Mario; Tárik (Assis), Clayton, Jean Silva (Douglas), Mossoró (Cristiano) e Caprini (Fidelis); Neto Pessoa. Técnico: Celso Teixeira

Londrina 3 – Dalton; Gedeílson, Marcondes, Jeferson e Alan Cardoso (Luan); Marcel (Danilo) (Samuel Gomes), Matheus Bianchi, Adenílson e Celsinho (Junior Pirambu); Douglas Santos e Carlos Henrique (Igor Paixão). Técnico: Alemão

Gols: Caprini aos 11 e 13 minutos do 1º tempo; Adenílson aos 23, Samuel Gomes aos 48 e Igor Paixão aos 50 minutos do 2º tempo

Expulsões: Muriel, Zé Mário e Neto Pessoa

Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)