Finalmente o Londrina vai estrear nesta quinta-feira (11) no Campeonato Paranaense. Em jogo adiado da primeira rodada, o Tubarão enfrenta o Maringá, às 16h, no estádio do Pássaros, em Arapongas.

Após ser emprestado duas vezes em 2020, Safira está de volta ao LEC e será titular diante do Maringá
Após ser emprestado duas vezes em 2020, Safira está de volta ao LEC e será titular diante do Maringá | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

A partida deveria ter ocorrido no último dia 27, no estádio do Café, mas foi suspensa pela prefeitura de Londrina, após recomendação do Ministério Público, em razão da pandemia do novo coronavírus. Diversos outros jogos do Estadual também já foram adiados pelos mesmos motivos.

Como a administração municipal não liberou o Café, o LEC foi obrigado a indicar o estádio dos Pássaros, localizado na cidade da região metropolitana. O lado positivo da transferência da estreia é que o técnico Silvinho Canuto ganhou mais tempo para preparar a equipe. Foram quase 40 dias de treinamentos, mas apenas um jogo-treino - 0 a 0 com o Linense-SP. Pela primeira vez, o treinador terá a oportunidade de iniciar um trabalho no comando do Alviceleste.

O LEC reencontra o Maringá depois de dois anos, já que a equipe da Cidade Canção disputou a Divisão de Acesso na última temporada. E o Tubarão espera manter o bom retrospecto em estreias no Estadual. Nos últimos sete anos, foram três vitórias, três empates e apenas uma derrota. Em 2020, triunfo sobre o PSTC por 2 a 1, no Café.

Com o objetivo de buscar as primeiras posições na competição e de superar a campanha do ano passado, quando foi apenas o sexto colocado, o LEC sabe que começar bem é fundamental em um campeonato que tem somente 11 rodadas na primeira fase. Os oito melhores colocados avançam para as quartas de final.

Canuto mandará a campo uma base do time que jogou a Série C, com nomes como Dalton, Marcondes, Adenílson e Douglas Santos. As novidades ficam por conta dos reforços João Carlos, Luiz Henrique e Jean Henrique. Algumas das contratações ainda não podem jogar neste início do Estadual. O volante Marcel não foi regularizado, o meia Marcelo Freitas está machucado e o centroavante Jonatas Belusso ainda se recondiciona fisicamente. Lesionados durante grande parte de pré-temporada, o goleiro César e o meia Celsinho ficam apenas como opções no banco.

DE VOLTA

De volta à elite paranaense, o Maringá trouxe 16 reforços para a temporada e como destaque acertou a chegada do veterano lateral Carlinhos, de 34 anos. Bicampeão brasileiro pelo Fluminense, o jogador não atua há dois anos e ainda não tem data prevista para estrear. Outra aposta do Maringá é o atacante Matheus Morais, 20 anos, emprestado pelo Santos.

O Campeonato Paranaense terá outras duas partidas nesta quinta-feira. No estádio 14 de Dezembro, o Toledo recebe o Rio Branco, às 17h15. Já em Pato Branco, o Azuriz encara o FC Cascavel, às 16h, em jogo válido pela segunda rodada.

FICHA TÉCNICA

LONDRINA

Dalton; João Carlos, Marcondes, Willian Correia e Luiz Henrique; Jean Henrique, Matheus Bianqui e Adenílson; Douglas Santos, Safira e Victor Daniel. Técnico: Silvinho Canuto

MARINGÁ

Caio; Nhaylson, Vilar, Rafael Castro e Guilherme Alves; Parrudo, Cazonatti e Rodrigo Bassani; Mirandinha, Patrikão e Moraes. Técnico: Marcos Soares

Árbitro: Lucas Paulo Torezin

Local: Estádio dos Pássaros, em Arapongas

Horário: 16h

Leia mais sobre o LEC