Em partida que marcou o início do returno da Série B do Campeonato Brasileiro, o Londrina não conseguiu sair com a vitória sobre o Brasil, de Pelotas (RS), no “aniversariante” da noite, o Estádio do Café. Embora o presente pelos 45 anos da praça esportiva não tenha vindo dos pés de Safira, que não converteu um pênalti, como na partida contra o Vasco, o time comandado pelo técnico Márcio Fernandes conseguiu deixar a zona do rebaixamento após um empate sem gols. O confronto também marcou a estreia do árbitro de vídeo (VAR) no Café. O elenco se reapresenta na tarde desta segunda-feira (23), quando começa a se preparar para o próximo compromisso. Durante a semana, o time viaja para Santa Catarina, onde enfrenta o Brusque, no sábado (28), às 18h45.

O Tubarão não foi capaz de superar a boa atuação do goleiro do Brasil, Matheus Nogueira. Além de ter saído bem, agarrando a cobrança do pênalti, Nogueira fez, ao menos, dois "milagres" durante o segundo tempo. Na defesa do time alviceleste, César não foi tão exigido quanto o adversário, e chegou a contar com a sorte e um chute do atacante Neto, que explodiu na trave do goleiro do Londrina. Após ter recebido o terceiro cartão amarelo, César não jogará contra o Brusque.

Imagem ilustrativa da imagem Em empate sem gols contra o Brasil, Tubarão deixa a zona do rebaixamento
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Em um primeiro tempo marcado por pouca efetividade dos dois lados, o Londrina conseguiu se aproximar do gol do Brasil, ao menos, quatro vezes. No entanto, foi o time do Rio Grande do Sul que começou melhor no jogo pressionando a saída de bola do Londrina e obrigando o time que jogava em casa a responder com uma jogada de Salatiel, frustada por Matheus Nogueira, aos 38 minutos.

O primeiro tempo ainda ficou marcado por boa defesa de César em um chute disparado por um dos destaques do Brasil na partida, o atacante Rildo. A jogada rendeu um ótimo contra-ataque do Tubarão desperdiçado pelo meia Gegê, que acabou perdendo tempo após passe de Lucas Lourenço.

Com Caprini no lugar de Salatiel, o time do Londrina voltou para o segundo tempo com mais criatividade. Logo no início da etapa complementar, o Brasil atacou com Netto, que conseguiu se escapar de Bidía em jogada iniciada no meio do campo e que chegou ao fim com uma pancada na trave direita do goleiro César.

Ainda no início do segundo tempo, Safira ficou cara a cara com o inspirado Matheus Nogueira, que defendeu chute do atacante disparado de dentro da pequena área. Em seguida, aos 22 minutos, Safira foi derrubado pelo ex-jogador do Londrina, Paulinho, jogada que marcou a estreia do árbitro de vídeo no Estádio do Café. O árbitro Jefferson Ferreira de Moraes confirmou a penalidade, porém Safira não repetiu a boa cobrança que fez contra o Vasco, facilitando a vida do goleiro adversário. Nogueira se esticou no canto direito e conseguiu fazer a defesa já que a cobrança foi rasteira.

Em entrevista coletiva, o técnico Márcio Fernandes lamentou que a bola não tenha entrada e exaltou a boa atuação do goleiro adversário. Aos 39 minutos do segundo tempo, Nogueira ainda defendeu uma cabeçada quase certeira de Junior Pirambu em cruzamento de Felipe Vieira.

Com Jean Henrique no lugar Bidía e Luan Marchiori no lugar Tárik, o Tubarão ainda teve mais uma chance de abrir o placar com cobrança de falta de Celsinho, em que Pirambu desviou de cabeça. Entretanto, a bola tirou tinta da trave.

Após enfrentar o Brusque fora de casa, o Londrina encara o Coritiba, no Estádio do Café. Na sequência, o time enfrenta o Botafogo.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1