Em mais uma decisão na Série B, o Londrina encara o Vitória nesta sexta-feira (18) em Salvador com a meta de se distanciar da zona do rebaixamento. Separados por apenas um ponto na tabela, os dois times vivem momentos de cobrança e pressão e sabem que só uma vitória será capaz de aliviar o clima. A partida, válida pela 30ª rodada, começa às 21h30, no Barradão.

Foi fora de casa que o Alviceleste conseguiu a última vitória, quando ganhou do Cuiabá por 1 a 0. Depois perdeu para a Ponte Preta e o Operário e empatou com o lanterna Figueirense, no estádio do Café. Com 32 pontos ocupa a 16ª colocação e, em caso de nova derrota, pode ser ultrapassado pelo Vila Nova, que tem 30 pontos, e terminar a rodada na ZR. O rubro-negro baiano também faz campanha ruim e já está no seu quarto técnico na competição. Soma 33 pontos e está em 15º lugar.

"É um jogo de seis pontos. Será uma batalha, uma decisão. Se tivermos a entrega, a dedicação e a vontade do jogo contra o Figueirense temos tudo para conquistar os três pontos", frisou o goleiro César, que comemorou o fato de não ter sofrido gol diante do Figueira.

Das últimas 16 partidas, o LEC só terminou duas sem ser vazado. O Alviceleste tem a segunda defesa mais vazada do Brasileiro, com 40 gols sofridos. "Temos conseguido uma solidez melhor na zaga após a chegada e a implementação dos métodos de trabalho do Mazola".

Com pouco tempo de trabalho e de recuperação do elenco, o técnico Mazola Júnior terá que alterar mais uma vez a equipe. O lateral-esquerdo Breno não conseguiu se recuperar de uma contratura muscular e foi vetado. Sem outra opção para a posição, o treinador irá improvisar o lateral-direito Raí Ramos no setor.

Quem segue de fora também é o centroavante Léo Passos. O jogador, emprestado pelo Palmeiras, chegou até a voltar a treinar, mas ainda não está 100%. Será o terceiro jogo seguido de ausência do autor de quatro gols na Série B. Com isso, Júnior Pirambu segue sendo o nove alviceleste.

A boa notícia para o treinador é o retorno do capitão Germano após cumprir suspensão. Ele retorna no lugar de Bertotto. "Temos que buscar como referência o que fizemos recentemente fora de casa, principalmente diante do Cuiabá. Isso nos dá esperança para repetirmos aquele bom desempenho", apontou Germano.

No entanto, o retrospecto do Alviceleste não é bom como visitante. Nos últimos dez jogos, foram oito derrotas. "Deferente do que aconteceu até aqui na competição, os jogos a partir de agora serão todos decisivos e intensos. Temos que estar emocionalmente muito fortes e sabendo o que precisamos fazer", ressaltou o capitão.

A chegada do experiente Geninho trouxe uma nova motivação ao Vitória. O time conquistou quatro pontos nas últimas duas partidas, que foram disputadas fora de casa. O time baiano aposta na boa fase do meia Felipe Gedoz e do centroavante equatoriano Jordy Caicedo, autor de quatro gols. Machucado, o volante Lucas Cândido está fora do jogo e será substituído por Romisson, ex-LEC.

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Estádio: Barradão

Horário: 21h30

Londrina: César; Alemão, Dirceu, Lucas Costa e Raí Ramos. Charles, Germano e André Moritz. Paulinho Moccelin, Júnior Pirambu e Mateuzinho. Técnico: Mazola Júnior

Vitória: Martín Rodríguez; Van, Ramon, Everton Sena e Thiago Carleto. Léo Gomes, Romisson e Felipe Gedoz. Wesley, Felipe Garcia e Jordy Caicedo. Técnico: Geninho

Leia mais sobre o LEC