O Londrina dá o pontapé inicial na temporada 2020 no domingo (19), quando estreia no Campeonato Paranaense. Depois de um 2019 muito ruim, que terminou com o rebaixamento para a Série C do Brasileiro, o LEC quer construir um cenário diferente no novo ano. O primeiro desafio será contra o PSTC, às 16h, no estádio do Café.

Com um time reformulado e muitos jogadores jovens, o Tubarão aposta no retorno do técnico Alemão, que foi o responsável pelos melhores momentos do clube na temporada passada, mas que viu seu trabalho interrompido durante a Série B. "Entendo que é um momento de resgate do Londrina, que teve um rebaixamento, mas que não mancha em nada o que o clube fez nos últimos anos e a sua história. E o torcedor tem que entender esta realidade e vir junto", comentou o treinador.

Apesar de algumas contratações - foram quatro até aqui -, a torcida verá em campo velhos conhecidos como o goleiro Matheus Albino, o lateral Raí Ramos, os zagueiros Lucas Costa e Augusto, além dos atacantes Miullen e Uelber. A grande novidade no time titular é o meia Danilo, revelação da base alviceleste.

Foram 17 dias de preparação e três jogos-treinos até a estreia e o técnico Alemão mexeu muito pouco na formação principal, mantendo sempre a base do time titular. "Muitos vieram da base comigo e parti deste caminho para definir uma espinha dorsal e não ficar mudando muito. E acho que deu resultado porque o time evoluiu ao longo dos treinamentos e isso nos deixa bastante confiantes para o início da competição", frisou o comandante alviceleste.

O meia Danilo é um dos jogadores da base campeã paranaense sub-19 que já são titulares com Alemão
O meia Danilo é um dos jogadores da base campeã paranaense sub-19 que já são titulares com Alemão | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O tempo curto de preparação traz uma preocupação quanto ao desempenho físico do elenco para as primeiras partidas. O preparador físico João Carlos Ruiz, no entanto, entende que o time está bem preparado.

"Claro que seria interessante termos mais tempo para trabalhar, mas acredito que o time está mais adiantado na preparação do que no ano passado, visto o que foi apresentado nos jogos-treinos", apontou Ruiz. "Não dá para cobrar 100% no primeiro jogo, mas vamos estar em uma condição boa de jogar, com intensidade, mesmo ainda não estando na condição que o Alemão quer".

O PSTC volta à elite do futebol paranaense após dois anos na Divisão de Acesso e vem com a base campeã da segunda divisão em 2019, além do técnico Reginaldo Vital, no comando da equipe desde 2015.

Leia mais sobre o LEC

Paranaense

Imagem ilustrativa da imagem Em busca de resgate, Londrina estreia no Paranaense
| Foto: Folha Arte

O Paranaense 2020 será aberto no sábado (18) com o jogo entre o bicampeão Athletico e o União, recém-promovido da Divisão de Acesso, no estádio Anilado, em Francisco Beltrão, às 17h. Assim como nos últimos anos, o rubro-negro usará um time sub-23 no Estadual, deixando a equipe principal se preparando para as competições mais importantes do ano.

Diferente dos últimos anos, o Paranaense tem um novo formato e as 12 equipes se enfrentam em turno único com as oito melhores se classificando para as quartas de final. A partir desta fase, os jogos serão eliminatórios em ida e volta até a final. Os dois piores da fase classificatória serão rebaixados.

A primeira rodada será completada com mais quatro jogos no domingo. Às 16h, jogam Rio Branco x Paraná Clube e Toledo x Cianorte. Às 18h, se enfrentam Coritiba x FC Cascavel e Operário x Cascavel CR.

O jogo do Londrina terá transmissão pelo serviço de streaming DAZN, que comprou os direitos do campeonato.

Árbitro: David Herik Pinho

Estádio: do Café

Horário: 16h

Londrina: Matheus Albino; Raí Ramos, Lucas Costa, Augusto e Victor Luiz. Júlio Rusc, Pedro Cacho (Matheus Olavo) e Matheus Bianqui. Danilo, Miullen e Uelber. Técnico: Alemão

Pstc: Yuri; Everaldo, Barbosa, Hurtado e Dudu. Emerson, Wallace e Leandro. Grafite, Gerônimo e Lucão. Técnico: Reginaldo Vital