O relógio marcava 16h quando a notícia da confirmação da morte de Pelé chegou ao CT da SM Sports. Neste momento, o técnico Edinho, filho do Rei, comandava o treinamento do Londrina no campo 3 do centro de treinamentos.

Edinho no vestiário do Santos na Vila Belmiro
Edinho no vestiário do Santos na Vila Belmiro | Foto: Eduardo Knapp/ Folhapress

O treinamento seguiu por mais 20 minutos até que a notícia fosse dada ao treinador pelo gerente de futebol, Germano Schweger, e o diretor científico, Antônio Carlos Gomes. Neste momento, a pedido do clube, a imprensa já havia deixado o CT. O treinador deixou o gramado e foi para a parte interna do CT e o trabalho teve sequência com os outros membros da comissão técnica. O treinador segue viagem para São Paulo no voo das 20h40.

Antes do treino, Edinho havia concedido entrevista coletiva, mas pediu que o assunto Pelé não fosse abordado pelos jornalistas. Limitou-se a agradecer às inúmeras mensagens que ele e a família vinham recebendo nos últimos dias, após a internação do Rei.

"Eu só queria pedir a compreensão de todos e dizer que não vou responder perguntas sobre o meu pai. Apenas dizer que ele está no colo da família e coberto de amor e assim que eu acabar o expediente de hoje eu retorno para dividir este momento com todos. Agradeço a todos, as mensagens, pensamentos e energia positiva que a família vem recebendo, as mensagens dos amigos e toda esta energia está sendo canalizada para ele", afirmou Edinho.

Edinho em entrevista coletiva nesta quinta no CT do LEC, momentos antes da confirmação da morte de Pelé
Edinho em entrevista coletiva nesta quinta no CT do LEC, momentos antes da confirmação da morte de Pelé | Foto: Lucio Flávio Cruz

Sobre o momento delicado que ele e a família enfrentavam com a doença do pai, Edinho falou em serenidade e que o trabalho do dia a dia no LEC lhe dá forças para lidar com a situação. "Estou muito sereno e entendo a natureza das coisas. Claro que é doloroso esta situação para todos nós. Mas tenho que trabalhar e buscar os meus sonhos e enfrentar os meus desafios. É daqui que tiro forças para tudo e para honrar o legado da minha família, que sempre esteve no futebol. Com meu avó, meus tios e claro com o Pelé, o maior de todos. Esta responsabilidade do legado da minha família é que me motiva".

O treinador fez uma postagem nas suas redes sociais onde aparece com a camisa de goleiro do Santos correndo, de mão dada, com o pai. "Vai com Deus, meu Pai", escreveu o técnico Alviceleste.

O Londrina já havia modificado a sua programação de treinos para que Edinho pudesse viajar ainda nesta quinta-feira (29) para São Paulo. O trabalho de sexta-feira (30) havia sido cancelado e todo o departamento de futebol fica liberado após o treino de hoje com a reapresentação marcada para segunda-feira (2). O LEC divulgou uma nota oficial de pesar pelo falecimento de Pelé.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link