No seu melhor momento na temporada, o Londrina tem o maior desafio do ano neste domingo (10): a luta por uma vaga na semifinal do Campeonato Paranaense. Com a vantagem do empate, o Tubarão encara o Athletico, às 18h30, na Ligga Arena, em Curitiba, e tenta eliminar o grande favorito ao título estadual.

Depois de ganhar a partida de ida no estádio do Café por 1 a 0 e chegar a três triunfos seguidos, algo que não acontecia desde o Paranaense de 2022, o Alviceleste busca a classificação para a semifinal e também uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Os cinco primeiros colocados do Estadual têm vaga na competição nacional em 2025. Para isso, joga pela vitória e pelo empate. O rubro-negro terá que vencer por dois gols de diferença para se classificar direto. Caso vença por um gol, a disputa vai para os pênaltis.

"Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, do apoio da torcida deles e da força que é o Athletico. Mas assim como aconteceu no Café, vamos para jogar de igual para igual e buscar esta classificação porque nós sabemos da importância que este resultado tem para o clube", afirmou o volante Pedro Cacho, que tem sido utilizado nas últimas partidas como lateral-esquerdo.

O LEC vai enfrentar uma atmosfera de muita pressão - a expectativa é de um público de 40 mil torcedores - e um Athletico bem modificado em relação à primeira partida a começar pela mudança no comando. O técnico colombiano Juan Carlos Osório foi demitido após a derrota no Café - a primeira do Athletico em 2024 - e Cuca estreia neste domingo.

O Alviceleste espera que a história seja diferente de 2022, quando os times também se enfrentaram pelas quartas de final. Na oportunidade, após uma vitória para cada lado, o Athletico se classificou nos pênaltis jogando na Arena da Baixada. A última vez que o Londrina chegou a semifinal do Paranaense foi em 2021, ano em que foi campeão estadual. Foi também no Estadual de 2021 a última vitória do LEC sobre o Athletico na Arena da Baixada pelo placar de 2 a 1.

Volante Marthã é um dos mais experientes do Londrina e peça importante no meio-campo do time do técnico Emerson Ávila
Volante Marthã é um dos mais experientes do Londrina e peça importante no meio-campo do time do técnico Emerson Ávila | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Formação

Satisfeito com o crescimento e o desempenho da equipe nas últimas partidas, o técnico Emerson Ávila vai manter a base do time que vem jogando e terá o retorno de dois titulares que estavam suspensos. O zagueiro Luís Felipe e o volante Riquelmy voltam nas posições de Darlan e Victor Hugo, respectivamente. Nas demais posições, a formação será a mesma da primeira partida.

No Athletico, o técnico Cuca começou a trabalhar na terça-feira e não poderá contar com o capitão Thiago Heleno, machucado. Gamarra entra no seu lugar. Diferente de Osório, Cuca deve colocar em campo uma formação mais tradicional no esquema 4-4-2. As novidades serão Vinícius Kauê na lateral-esquerda, Zapelli no meio-campo e Mastriani no ataque.

Ficha técnica

Athletico

Bento, Madson, Kaique, Gamarra e Vinicius Kaue; Erick, Fernandinho, Christian (Felipinho) e Zapelli; Mastriani e Canobbio (Cuello). Técnico: Cuca

Londrina

Neneca; Thiago Ennes, Luís Felipe, Davi e Pedro Cacho. Marthã, Riquelmy e Rafael Longuine. Calyson, Everton Moraes e Peu. Técnico: Emerson Ávila

Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto

Estádio: Ligga Arena

Horário: 18h30

Transmissão: Rede Furacão

Imagem ilustrativa da imagem Diante do seu maior desafio no ano, LEC busca a classificação contra o Athletico
| Foto: Gustavo Pereira Padial