Em um duelo com dois tempos totalmente opostos, o Londrina conheceu a primeira derrota na Série C do Campeonato Brasileiro. Jogando no Rio Grande do Sul, o time perdeu por 2 a 1 para o Ypiranga, que estava com seis desfalques que haviam testado positivo para a Covid-19. A estreia do Tubarão havia sido com empate. Já são oito partidas consecutivas, somando o Paranaense, sem saber o que é vencer e o LEC vê a pressão “batendo à porta”.

Imagem ilustrativa da imagem Derrota deixa LEC pressionado, mas treinador projeta evolução
| Foto: Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

Os gols da partida, de maneira direta ou indireta, tiveram participação do zagueiro Marcondes, que foi de vilão a quase herói. A derrota deixa o Tubarão na oitava colocação da tabela, contabilizando o mesmo um ponto do primeiro time da zona de rebaixamento, o Boa Esporte. A equipe leva a melhor no saldo de gols. O próximo desafio também será fora de casa, no próximo domingo (23), contra o Ituano.

Apesar do jejum, resultados ruins e desempenhos controversos, o técnico Alemão disse acreditar na evolução do time e isso passa pelo entrosamento. “Temos que seguir trabalhando, com planejamento, montagem da equipe. Às vezes demora um pouco (para encaixar), outras vezes consegue rápido. O time vai crescer, tem jogadores chegando, com falta de ritmo. Precisa criar ‘corpo de equipe’ e o campeonato é difícil para todos”, defendeu.

FALHAS

O Alviceleste começou chutando em direção ao gol, com Ruster Santos, logo aos seis minutos. Enquanto o time buscava jogar no erro do adversário, os donos da casa valorizavam a posse de bola. O panorama do duelo mudou a partir dos 18 minutos. Marcondes saiu equivocado, os jogadores do Ypiranga roubaram a bola e o zagueiro, para tentar recuperar, derrubou Leilson na área com um carrinho. Fernandinho converteu.

Dez minutos depois, outra falha de Marcondes terminou em mais um gol da equipe gaúcha. De maneira inacreditável, o defensor tentou dar uma cabeçada perto da área para recuar, a bola foi tomada por Fernandinho, que só teve o trabalho de tocar na saída de Dalton.

PRESSÃO

O Londrina voltou com outra postura para a etapa complementar, com mais agressividade e bem posicionado. Com volume e apostando nas jogadas áreas, o azul e branco conseguiu descontar aos 26 minutos. Em cobrança de escanteio de Fábio Matos, pela esquerda, Marcondes subiu mais que todos e marcou o dele, se redimindo parcialmente.

O Ypiranga mostrou cansaço e só se preocupava em marcar. Já o Londrina cresceu e se animou com a possibilidade de igualdade, com Júnior Pirambu ficando no quase. Apesar de toda a pressão, não deu para o LEC, que amargou o revés. O Alviceleste jogou sem o volante Marcel, titular, mas que sequer ficou no banco de reservas após lesão nos treinamentos, já em Erechim.

EXEMPLO

Alemão reconheceu que as falhas de Marcondes foram cruciais, no entanto, garantiu que o atleta tem crédito. “O que deu errado foi ter tomado dois gols. Armamos a equipe para jogar de igual para igual, já que o Ypiranga, basicamente, tem a mesma equipe desde o início do ano. A Série C tem tempo de reação e tem que continuar evoluindo”, avaliou.

Com um segundo tempo de mais toque de bola e domínio, assim como foi contra o Criciúma, na semana passada, o comandante do LEC demonstrou acreditar que este “espírito” precisa ser encarado como o exemplo daqui para frente. “Intensidade boa, nada rifado, bolas trabalhadas. Precisamos manter isso no restante do campeonato”, elencou.

Imagem ilustrativa da imagem Derrota deixa LEC pressionado, mas treinador projeta evolução
| Foto: FOLHA ARTE

EM ERECHIM (RS)

Ypiranga 2


Deivity; Muriel, Douglas, Diogo Silva e Tárik; Zé Mario (Renato), Clayton e Zotti (Silvano); Jean Silva (Fidélis), Fernandinho (Mossoró) e Leilson (Schneider). Técnico: Paulo Marques

Londrina 1:
Dalton; Pastor, Marcondes, Jeferson e Raí Ramos; Escobar, Ruster S. (Edrean) e Luan (M. Bianchi); Caíque Valdívia (Uelber), Pirambu e Fábio Matos (Caio Baccarin). Técnico: Alemão

Gols: Fernandinho aos 19 e 28 do 1º tempo; e Marcondes aos 26 do 2º tempo

Local: Estádio Colosso da Lagoa

Árbitro: Christiano Gayo Nascimento